Galeria de Artes Álvaro Santos será reaberta com "Salão de Fotografia"

Cultura
09/03/2023 10h02

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), entregará, nesta sexta-feira, dia 10, às 17h, a reforma da Galeria de Artes Álvaro Santos (Gaas), espaço cultural de artes visuais que passou por melhorias em suas instalações. A reabertura da Galeria contará com a Exposição “Salão de Fotografia”. Produzida por artistas sergipanos, a mostra faz parte da programação comemorativa pelos 168 anos de Aracaju.

A primeira exposição de reabertura da Galeria é resultado de edital lançado em 2022, o qual contemplou dez fotógrafos para registrar os bairros de Aracaju, em duas séries fotográficas, retratando paisagens urbanas e o povo aracajuano. A exposição contará com a exibição de 20 fotografias que mostram costumes do município, seja no ambiente construído ou na população.

Inicialmente, o espaço hoje ocupado pela Gaas abrigava o Aquário Público, o qual transformado, posteriormente, na Galeria de Artes, em 26 de setembro de 1966. De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a Galeria é referência nas artes plásticas e visuais sergipanas.

“O prédio é uma mostra da arquitetura dos anos 1950, sendo  patrimônio histórico. Restituímos suas condições de uso, com conforto e segurança, para entregar em toda sua glória para a população. Pretendemos dar uma nova dinâmica ao funcionamento da galeria: além de espaço de exposições, também programar outros eventos culturais no centro de Aracaju”, afirma.

Para isso, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizou reforma completa em todo o prédio da Galeria Álvaro Santos, com serviços como troca do revestimento de pisos e paredes, implantação de novas luminárias, assentamento do piso da escada, substituição de cobertura, telhado e esquadrias, reposição das instalações elétricas, reconstrução dos depósitos e pintura.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a revitalização do espaço é prova da valorização da Prefeitura à cultura aracajuana.

“Este é um espaço histórico da nossa cidade, um local de fomento às artes plásticas e visuais. A estrutura estava defasada, então com a reforma vamos proporcionar mais comodidade, conforto e segurança para todos os expositores, a partir de um investimento de quase R$ 250 mil”, frisa.

Sobre Álvaro Santos
Álvaro Santos, artista que dá nome à galeria, nasceu na cidade de Propriá, contudo foi criado em Aracaju, onde, juntamente com seu irmão, Florival Santos, destacou-se nas artes plásticas. Boêmio, o artista produziu quadros que focavam nas paisagens aracajuanas, pintando a variedade cultural da cidade.

Sua trajetória profissional e artística é extensa: escreveu para revistas, tornou-se sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e sócio-fundador da Sociedade de Artes e Letras de Sergipe, do Clube de Poesia e da Associação Sergipana de Arte.

A Galeria de Artes Álvaro Santos foi inaugurada em 1966 e teve como primeiro diretor o artista Florival Santos, uma homenagem póstuma ao pintor. A Galeria, assim, torna-se espaço para novos artistas, com lançamentos de livros, exposições, exibição de filmes, entre outros eventos artísticos-culturais.