Prefeito entrega prêmio "Supera Mulher" a aracajuanas que venceram situações de vulnerabilidade

Agência Aracaju de Notícias
09/03/2023 18h42

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na tarde desta quinta-feira, 9, o prêmio Supera Mulher. Realizada pela primeira vez pela Prefeitura de Aracaju, a homenagem representa um reconhecimento às mulheres que venceram situações de vulnerabilidade e violência doméstica, através do acolhimento de equipamentos socioassistenciais. Ao todo, foram escolhidas 20 mulheres para receber o troféu, em representação a aracajuanas que vivenciaram histórias semelhantes, mas que conseguiram romper com o ciclo de abuso e violência. A primeira-dama Danusa Silva e a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, participaram da solenidade.

"Hoje é um dia de grande emoção, pois entregamos um prêmio às mulheres que são atendidas pelos equipamentos públicos e que chegaram até nós, em momentos de muita vulnerabilidade, grande parte delas, após serem vítimas de violência doméstica. São mulheres que, a partir do acolhimento da Prefeitura, puderam superar, criar seus filhos, sair de relacionamentos abusivos, ser independentes e, mais do que isso, puderam ter liberdade. Mulheres que cresceram, se empoderaram, e entenderam, a partir da iniciativa do poder público, que não podem ser subjugadas da maneira que eram. Além disso, são mulheres que tiveram a coragem de dar um passo adiante e que conseguiram compreender que era possível mudar de vida, com o auxílio dos nossos instrumentos. Hoje, todas vivem novas realidades, e é isso que celebramos com cada troféu entregue", destacou Edvaldo.

Ao falar sobre o importante momento de "celebração", o gestor de Aracaju enfatizou que o prêmio foi criado para "servir de inspiração, mas também para lembrar outras mulheres, que passam por situações semelhantes, que elas não estão sozinhas". "Cada troféu que foi entregue representa a coragem, a força e a superação destas mulheres que são exemplos para tantas outras mulheres. Infelizmente, vemos diariamente as estatísticas, de violência contra a mulher aumentarem e não podemos permitir que isso aconteça. O poder público pode atuar de maneira efetiva para combater esse mal que aflige tantas mulheres e é isso que temos feito, desde 2017. Uma grande prova é a nossa Patrulha Maria da Penha, da qual tenho imenso orgulho pelo trabalho que vem desempenhando. Temos trabalhado de maneira integrada e o que queremos é mostrar, também, que o poder público pode fazer a diferença na vida de tantas mulheres", afirmou.

O prefeito parabenizou ainda os servidores que integram os equipamentos da Assistência Social e de outras Secretarias envolvidas nas ações conjuntas. "Que cada trabalhador da Prefeitura, que se dedica diariamente no acolhimento daqueles que mais precisam, possa ver, nessas histórias de superação, a grandiosidade que é o trabalho de deles. Muito obrigado a cada servidor que está na ponta, atuando para que a sociedade se torne cada vez melhor.  A melhor comemoração que poderíamos ter pelo dia 8 de março é poder dar o exemplo de que podemos mudar, efetivamente, a vida de tantas mulheres", reforçou o prefeito.

Empoderamento

Daniele Rocha foi uma das homenageadas pelo prêmio. Hoje, aos 31 anos e mãe de duas meninas, ela conta, com muita emoção, a sua história, marcada pela superação e pela vontade de viver. Vítima de violência doméstica por muitos anos, ela destaca que, receber o troféu, "é poder lembrar do caminho que percorreu até o seu renascimento". "Hoje sou uma mulher muito feliz e sei o significado de empoderamento feminino. Foi com o apoio que eu tive da rede que pude mudar de vida. Cada equipamento que me assistiu, que me recebeu, foi primordial para o meu renascimento. Hoje sou outra pessoa. Enfrentei o medo, sou livre e muito feliz. E isso só foi possível porque eu encontrei no Cras, Creas e no abrigo Núbia, o impulsionamento de que eu precisava para me reerguer. A Prefeitura foi peça fundamental, juntamente com o apoio de cada assistente social que me acolheu. Sou resultado e prova viva de que é possível dar um basta",comemorou.

Sabryna de Jesus Santos Santana, mulher trans, de 24 anos, também expressou o seu "orgulho" ao receber o prêmio. "É uma honra para mim receber esse troféu porque a Prefeitura foi fundamental na minha vida.  Foi através da Diretoria de Direitos Humanos que consegui a retificação do meu nome, o que me abriu muitas oportunidades. Hoje, com muito orgulho, recebo esse prêmio em nome de todas as mulheres trans de Sergipe. Com fé, força e coragem, podemos mudar as nossas histórias. Sou muito grata pelo apoio que recebi. Fez toda a diferença", expressou.

Premiação

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana, o prêmio "Supera Mulher", foi idealizado para evidenciar a história de mulheres que superaram diversas situações de vulnerabilidade social e violência, através do suporte de equipamentos socioassistenciais. Ela acrescentou que todas as homenageadas foram indicadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

"É um momento maravilhoso, para que a gente possa mostrar para a sociedade um pouco do trabalho da Assistência Social, mas sobretudo, mostrar às mulheres que também estão em situação de vulnerabilidade ou violência que elas conseguem. Nossos equipamentos estão preparados para realizar esse acolhimento, para ser essa rede de apoio que elas necessitam. E juntos, trilharemos todo o caminho, até que a situação seja totalmente superada e ela volte a sorrir", destacou.

A secretária também ressaltou as ações que foram implementadas pela gestão municipal para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino. "Passamos a realizar um trabalho integrado, com diversos órgãos parceiros, a exemplo do Ministério Público, Tribunal de Justiça, das Secretarias da Educação, Saúde, da Fundat, da Patrulha Maria da Penha, e isso fortaleceu as políticas. Nos possibilitou chegar mais longe e mais rápido, dar encaminhamentos, realmente, efetivos, para essas situações de vulnerabilidade", pontuou.

Presente na solenidade, a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Danielle Garcia, elogiou a atuação efetiva da Prefeitura e a homenagem realizada às mulheres, definidas por ela como "grandes protagonistas".  "Um evento extremamente emocionante porque as protagonistas de hoje foram, exatamente, essas mulheres assistidas pelos Cras, Creas, histórias que tocam o nosso coração e que servem de exemplo para que outras mulheres pensem que sim, é possível superar. Mas, óbvio, a superação desses problemas precisa da integração de toda rede. É isso que a Prefeitura já está fazendo e a gente vem com a Secretaria recriada do Estado para integrar essa grande engrenagem. Me sinto lisonjeada de estar aqui, homenageando essas guerreiras, nesta iniciativa bacana do prefeito e da Prefeitura, de homenagear mulheres que são grandes heroínas", salientou.