Prefeitura retoma atividades de educação ambiental nas escolas municipais

Meio Ambiente
10/03/2023 15h30

A Prefeitura de Aracaju retomou as atividades de educação ambiental nas escolas municipais, trabalho realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria da Educação (Semed), para sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis no cotidiano.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. “O retorno das atividades de educação ambiental nas escolas é uma ação importante para o desenvolvimento sustentável da cidade, e através dela os alunos aprendem a valorizar o meio ambiente e a importância de preservá-lo. Além disso, a educação ambiental também contribui para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na cidade de Aracaju”, destaca o gestor.

As atividades de educação ambiental incluem oficinas de teatro, visitas a parques e reservas ambientais, plantio de árvores, entre outras ações. Esse trabalho também conta com a participação de especialistas que contribuem com conteúdo e realizam atividades em parceria com as escolas.

Coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira destaca que o principal objetivo dessa retomada é fortalecer o compromisso da Sema com a sociedade, promovendo conexão entre as pessoas e a natureza.

“A educação ambiental, junto às escolas do município, faz cumprir a obrigação de implementar ao projeto pedagógico atividades que sensibilizem e promovam cuidados com a natureza e tornem os alunos disseminadores de bons hábitos com o meio em que vivem”, frisa Paula.

Para a diretora da Escola Municipal Laonte Gama, Isabel Cristina, "é extremamente significativo" o trabalho de educação ambiental realizado pela Sema. "Considero um momento muito rico e importante, estabelecer parcerias é algo que realmente nos motiva, nos dá ânimo, porque tudo é um processo. Os alunos amam a participação da equipe de educação ambiental, porque traz entretenimento, interação e principalmente a educação e a conscientização necessária para o aprendizado deles, tudo isso aliado a um modelo lúdico e dinâmico que facilita bastante no processo de ensino”, ressalta.

Com o retorno das atividades de educação ambiental nas escolas municipais, a Prefeitura de Aracaju reforça seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a formação de uma sociedade mais sustentável.