Prefeitura inicia preparativos para aplicação da primeira avaliação diagnóstica de 2023

Educação
13/03/2023 12h48

Na manhã desta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu curso formativo para aplicadores da primeira Avaliação Diagnóstica de percurso do ano letivo de 2023. A formação ocorreu no auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos, com o objetivo de preparar cerca de 410 pessoas que serão alocadas para a aplicação das provas.

As avaliações serão realizadas nos dias 21 e 23 de março, em todas as Escola de Ensino Fundamental (Emefs) da rede, para estudantes do 2º ao 9º ano. Durante o treinamento, a Semed explicou como aplicar a prova e todos os procedimentos necessários, como se portar durante o tempo na escola e até como se cadastrar para o recebimento do pagamento. O técnico da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef/Semed), Henrique Rodrigues, afirma que essa preparação é parte importante para o bom andamento das provas e do diagnóstico.

"Desde a primeira aplicação da Prova Diagnóstica, que aconteceu em julho de 2022, a Coef realiza a formação com todos os aplicadores, seja de forma presencial ou online. Um diferencial desse ano letivo de 2023 é que, mesmo a maioria sendo aplicador externo, demos prioridade para chamar para esta função os estagiários e assistentes de alfabetização, por eles já estarem no ambiente escolar", explica Henrique.

Estudante de licenciatura em Matemática, o estagiário Marcelo Sanches será um dos aplicadores da avaliação pela primeira vez. Ele diz que o curso formativo foi bem detalhado e serviu para não deixar dúvidas sobre a aplicação da prova e outros detalhes referentes a ela.

"Foi um curso ótimo porque tirou dúvidas, esclareceu como devemos nos portar em sala de aula com as crianças e como será nossa remuneração. Achei interessante, por exemplo, nos passarem sobre como não causar pressão nos alunos na hora da prova, mas deixá-los bem à vontade, no sentido de que eles sintam que ali a gente está querendo uma análise geral, uma estatística para saber como é que está o andamento das ações e aplicar mais melhorias para eles mesmos", conta o professor.

A professora e assistente de alfabetização da rede, Idelania Pereira, é aplicadora e fala que é um prazer está participando desta ação da Semed, porque esse tipo de avaliação é de extrema importância para o trabalho da educação na capital e para o desempenho escolar de cada aluno da rede municipal de ensino.

"É a terceira vez que sou aplicadora da Prova Diagnóstica. É muito bom participar deste momento de formação porque, além de nos orientar sobre o que devemos fazer, nos mostra a importância do resultado obtido com esta estratégia da Semed. Saber como a criança chega na escola, como ela permanece no meio do ano e quando ela conclui é fundamental para toda a sociedade. Então temos que ter todo um carinho e cuidado com o aluno, também, ao acompanhá-lo na Prova", pontua a docente.

Avaliação de percurso
A Prova Diagnóstica visa fornecer dados relacionados ao desempenho no aprendizado dos alunos nas escolas, a fim de subsidiar o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, para uma maior eficácia de suas intervenções. A avaliação norteia todas as ações realizadas durante o primeiro semestre do ano e o planejamento da rede, analisando as suas forças e fraquezas.

Sobre a expectativa para esta primeira avaliação diagnóstica deste ano letivo, Henrique diz que a Semed está confiante de que será tão eficaz como foi no ano passado, trazendo à rede dados que servirão para que estratégias pedagógicas sejam lançadas para a continuidade do processo de recomposição de aprendizagem da rede.

"Estamos bem otimistas porque a gente vem de uma boa experiência do ano anterior e busca sempre melhorias para aquelas aplicações ocorra de maneira tranquila nas unidades de ensino. Diagnosticar os alunos é fundamental para fazermos trabalhos de maneira intensiva na alfabetização deles. Isso faz parte do planejamento estratégico pedagógico, com ações voltadas para o ensino e a aprendizagem", explana.