Prefeitura inicia recadastramento para o Auxílio Moradia do Residencial Mangabeiras

Assistência Social e Cidadania
13/03/2023 16h30

A Secretaria Municipal da Assistência Social, através da Diretoria de Gestão Social da Habitação, deu início nesta segunda-feira, 13, à atualização cadastral dos assistidos pelo programa Auxílio Moradia do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março.

A convocação para o recadastramento ocorre após a publicação do decreto que reajustou o valor do auxílio para R$ 400, que já está sendo pago para as famílias atendidas.

Os beneficiários devem comparecer na sede da Diretoria de Gestão Social da Habitação juntamente com o proprietário do imóvel, portando os seguintes documentos dos componentes da família: CPF e RG do beneficiário e do proprietário; carteira de trabalho do beneficiário e de todos os maiores de 18 anos; comprovante de residência; declaração escolar de crianças e adolescentes de quatro a 18 anos; e declaração de saúde de crianças de zero a seis anos.

"A expectativa é que, até quinta-feira, 740 pessoas compareçam à Diretoria de Habitação para fazermos esse ajuste nos cadastros do Auxílio Moradia, visto que o prefeito Edvaldo Nogueira decretou novo valor para R$ 400. Portanto, as famílias do Residencial das Mangabeiras, que recebem pela Caixa Econômica, precisam fazer a atualização do contrato desse aluguel", explica a secretária da Assistência Social, Simone Passos.

A diretora de Gestão Social da Habitação, Rosária Rabelo, reforça a importância do recadastramento dos beneficiários. "É importante destacar que o recadastramento está sendo feito em função da alteração no valor do benefício e também é uma forma de acompanhar mais de perto essas famílias. Nesse primeiro momento estamos realizando a atualização dos beneficiários que recebem pela Caixa Econômica, e posteriormente daremos início às atualizações dos demais contratos", diz.

O catador de materiais recicláveis Antônio Eliakim da Silva é beneficiário do programa Auxílio Moradia há pouco mais de dois anos e reconhece a importância do cadastro e do novo valor do benefício. "É bom que fica tudo certinho e atualizado no cadastro. Esse aumento do auxílio foi muito bom, porque nós que somos desempregados, não precisamos tirar dinheiro do bolso para pagar o aluguel, dependendo do valor da casa", conta.

A pensionista Maria de Lourdes Celestino é proprietária de imóvel e parabenizou a administração municipal pela ação. “Agora exigiram o contrato para um ano, e eu acho até melhor porque tanto o inquilino quanto o proprietário não precisam se deslocar de seis em seis meses para fazer essa atualização. A administração está de parabéns”, fala a proprietária que estava acompanhada da inquilina, a dona de casa Driele Cristina dos Santos.  “O aumento do Auxílio foi muito bom, porque tem muita gente que precisa, então ajudou muito. O atendimento foi rápido e gostei muito”, frisou Driele.

Cronograma de atendimentos

Nesta segunda-feira, 13, foram atendidas as pessoas com nomes iniciados pelas letras A, B, C e D; na terça-feira, 14, os atendimentos serão para os beneficiários das iniciais E, F, G, H, I, K e L; na quarta-feira, 15, será a vez daqueles cujos nomes iniciam com J, T, U, V, W, X, Y e Z; quinta-feira, 16, os atendimentos serão concluídos com os beneficiários das iniciais M, N, O, P, Q, R e S.