Semdec e Crea alinham retomada do Núcleo Técnico de Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
15/03/2023 15h58

Nesta quarta-feira, 15, representantes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea/SE) estiveram reunidos para alinhar a retomada das atividades do  Núcleo Técnico de Defesa Civil (Nutdec). A medida visa ampliar a capacidade de prevenção e resposta frente aos eventos adversos que possam ocorrer na capital. 

O encontro ocorreu na sede do Crea/SE, no bairro Capucho, onde o grupo dialogou sobre o aprimoramento do Termo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos e sobre novas capacitações, para os membros do núcleo e novos voluntários. Também foram discutidas demandas a serem contempladas de maneira integrada, como vistorias de estruturas montáveis, de edificações em alvenaria estrutural e outras ações voltadas à redução de riscos estruturais, naturais e tecnológicos.
 
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que, a partir dessa iniciativa, o município passa a contar com a expertise de membros do Crea para auxiliar na proteção da população. 

“São pessoas com capacidade técnica no âmbito das engenharias civil, mecânica, elétrica e agronômica, que estão aptas a nos auxiliar em situações adversas. Esses técnicos podem contribuir com o reforço da equipe para vistorias, principalmente, em áreas de risco de deslizamento de terra e diante dos riscos de desabamento, contribuindo com a celeridade dos trabalhos que visam a salvaguardar vidas”, enfatizou o secretário, ao acrescentar que essa parceria amplia a capacidade de respostas às situações adversas, como no caso de chuvas intensas. 

Para o presidente do Crea/SE, José Roberto Silveira, a parceria é benéfica para a população. “A gente tem uma relação muito próxima e exercemos atividades semelhantes. Então, essa parceria vem ajudar as fiscalizações, seja para situações de riscos de desabamentos ou diante dos impactos de chuvas excessivas. À medida que a gente faz acordos com a Defesa Civil, que também tem essa missão de proteger a sociedade, a gente efetiva ações benéficas e altamente positivas”, considera.
 
Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a atividade desenvolvida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia possui relação direta com a área de atuação do órgão municipal. 

“A atuação da Defesa Civil está intimamente ligada a algumas atividades do Crea. Então, essa parceria se dá no sentido de poder desenvolver ações integradas, que tendem a reduzir impactos relacionados a qualquer tipo de desastre”, ressalta Robson Rabelo.

O Núcleo Técnico de Defesa Civil (Nutdec) foi formado, no ano de 2019, com o objetivo de agregar voluntários com competências técnica, de maneira a contribuir com o fortalecimento das medidas preventivas e ampliação de capacidade de assistência à população aracajuana.