Avança obra de infraestrutura do novo conjunto habitacional Lamarão

Obras e Urbanização
15/03/2023 16h50

Na busca pelo desenvolvimento da cidade, ao mesmo tempo que atua para assegurar moradia digna para a população mais carente, a Prefeitura de Aracaju realiza a obra de infraestrutura para a construção de um novo conjunto habitacional, que será erguido no bairro Lamarão, na zona Norte da capital.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) dá andamento ao serviço, que está em fase de aterro e implantação de geodrenos, para tornar o solo mais seco e capaz de sustentar a estrutura a construir. Além disso, são realizadas sondagens em toda a área, para verificar os níveis de consistência do terreno.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a necessidade da obra e seus impactos positivos para a região.

“A necessidade do novo conjunto habitacional se dá pelos impactos da construção da avenida Perimetral Oeste. A Prefeitura tem atuado de modo muito incisivo para solucionar problemas ligados ao déficit habitacional na cidade, sobretudo em locais em que as pessoas moravam em condições subnormais, como na antiga ocupação das Mangabeiras. Estamos transformando a realidade dessas pessoas, com qualidade de vida e dignidade”.

O local será destinado à implementação de 643 unidades habitacionais, que assistirão pessoas afetadas pela construção do novo eixo viário da zona Norte. O projeto de urbanização compreende uma área superior a 20 mil m² e prevê a implantação de redes de drenagem pluvial, água potável, esgotamento sanitário e de distribuição de energia elétrica, construção de calçadas e meios-fios e paisagismo, além de iluminação em LED.

As vias terão pavimentação asfáltica em 19 ruas, contabilizando uma extensão total de 1,6 km, cada uma com 6 m de largura. Além disso, todas elas serão sinalizadas e estarão de acordo com as normas de acessibilidade vigentes para garantir a circulação digna de pessoas com deficiência.

O conjunto terá seu acesso principal pela avenida Paulo Figueiredo Barreto, nas proximidades da ponte sobre o Rio do Sal, que divide Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

O serviço executado é parte do Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro - e foi viabilizado a partir de contrato da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que destinou R$ 45.519.458,07 para a realização da obra.