Defesa Civil de Aracaju participa de seminário Mitigação aos Efeitos das Chuvas

Defesa Civil
16/03/2023 15h42

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou do seminário ‘Mitigação aos Efeitos das Chuvas 2023”, realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec). A programação ocorreu na quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol). 

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a Defesa Civil de Aracaju se soma aos demais municípios para contribuir com o fortalecimento do sistema de prevenção e resposta aos eventos adversos. “A oportunidade de integração e diálogo com os demais órgão, por meio desse evento, possibilita ampliar conhecimentos e articulações para melhor atender às demandas provocadas, especialmente, pelas chuvas intensas”, considerou. 

O gestor da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), tenente-coronel Luciano Queiroz, ressalta que o objetivo do seminário é, justamente, preparar os municípios para dar a primeira resposta diante de situações de anormalidade em suas localidades. 
 
“Sabemos que a quadra chuvosa se aproxima e nós precisamos trabalhar as etapas de prevenção, mitigação e preparação junto aos coordenadores municipais de Defesa Civil. Então, preparamos esses municípios para dar uma melhor resposta caso ocorra um fenômeno que fuja à normalidade”, destacou o superintendente. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, frisa que há grande contribuição a partir das experiências compartilhadas por outros municípios. “Pudemos apreciar a expectativa para a quadra chuvosa e verificar as experiências de outros municípios, conforme foram apresentadas ao longo da programação, como foi o caso de Niterói/RJ”, pontuou. 

A agente de Defesa Civil, Anna Luiza Santana, indica que os conhecimentos adquiridos proporcionam aprimoramento do trabalho. “Os cursos que foram ministrados pela equipe do Estado, nos auxiliaram na utilização de sistemas e possibilitaram o aprimoramento no manuseio dos sistemas nacionais de Defesa Civil. Também foi de grande importância ter conhecimento sobre a perspectiva meteorológica para a nossa cidade, contribui bastante”, ressaltou. 

O seminário foi composto por palestra com os temas  ‘Prognóstico de Meteorologia para a Quadra chuvosa 2023’, pelo pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Júlio César Vieira; ‘O que fazer em uma situação de desastre?’, pelo superintendente-adjunto da Supdec, major Alysson de Carvalho’, e pelo gerente de Capacitação, Monitoramento e Alerta, capitão Fabiano Queiróz, ambos da Supdec; ‘Instrução prática de preenchimento na plataforma S2iD com desastre hipotético’, pelo gerente de Articulação e Captação de Recursos, Edivaldo Celestino; ‘Desafios e Oportunidades para o fortalecimento das Defesas Civis Municipais’, pelo secretário municipal de Defesa Civil e Geotécnica do Rio de Janeiro, tenente-coronel Wallace Medeiros.