Aracaju 168 anos: população aprova Camarote da Acessibilidade nos shows comemorativos

Assistência Social e Cidadania
18/03/2023 23h59

Com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida durante os shows de comemoração aos 168 anos da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), ofertou para a população o Camarote da Acessibilidade, nesta sexta e sábado, dias 17 e 18.

O camarote, instalado em local privilegiado para os usuários assistirem aos shows com maior conforto e comodidade, tem capacidade para 80 pessoas, sendo 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes. Durante os dois dias de festa, cerca de 90 pessoas acessaram o espaço.

“É sempre importante ter esse espaço. É fundamental que as pessoas com deficiência tenham uma área na qual possam curtir os shows e serem incluídas nessa festa maravilhosa. O Camarote da Acessibilidade é sempre um sucesso, e nele reunimos pessoas felizes e aproveitando o evento. Um ambiente totalmente seguro e pensado pra eles. Além disso, contamos com profissionais para dar todo o suporte para que possam aproveitar a festa de maneira tranquila”, destaca a secretária da Assistência Social, Simone Passos.

O espaço é uma área exclusiva, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e durante os dias de festa contou com profissionais técnicos da Proteção Social Especial (PSE) para atender todas as pessoas que acessaram o espaço.

Público satisfeito
O advogado Luciano de Almeida possui uma prótese na coluna, por isso tem sua mobilidade reduzida. Para ele, o Camarote da Acessibilidade é essencial. “Um camarote com uma estrutura muito boa, acesso fácil, tem água gratuita e bem localizado. Todos ficam bem à vontade e confortáveis para poder assistir ao show. Gostaria de agradecer à Prefeitura por sempre lembrar das pessoas com deficiência que sempre são abraçadas pela administração”, disse.

A dona de casa Selma Esteves Caetano tem deficiência física e acessou o Camarote da Acessibilidade pela primeira vez durante os shows da sexta-feira, 17. Ela diz que não perderá mais a oportunidade.

"Vim ver Seu Jorge especialmente, já sabia que tinha o Camarote da Acessibilidade, mas nunca tinha vindo. Achei a estrutura maravilhosa, não perco mais. Amei a acessibilidade, é bem perto do palco, dá pra gente ver bem o cantor, tem segurança, tem cadeira pra sentar, que era a minha preocupação, gostei demais", conta feliz.

O aposentado Antônio Ribeiro, 75, que tem mobilidade reduzida e também assistiu ao show no camarote, avaliou de forma positiva a iniciativa da gestão municipal.

"Isso é um camarote VIP. Essa é a segunda vez que venho no Camarote da Acessibilidade e pra mim isso é um espaço VIP, todos são bem tratados, tem água mineral, a secretária atende a gente com humildade, muito bom. Eu me emociono, como idoso, ver um espaço como esse é de uma felicidade imensa. O prefeito está de parabéns, o presente do aniversário de 168 anos de Aracaju quem ganha somos nós", ressaltou.

O telefonista Valdson Francisco dos Santos, pessoa cadeirante, acessou o Camarote da Acessibilidade neste sábado, 18, para assistir aos shows evangélicos de Gabriela Rocha e da banda Som e Louvor. Para ele, espaços como o Camarote são essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência.

"Essa foi a primeira vez que acessei o Camarote da Acessibilidade e achei o espaço excelente. Achei muito bom porque nós também temos direito de ter acesso de assistir ao show de maneira confortável e segura, e a visibilidade do palco é ótima", afirma.

Já a advogada Vanessa Dias, pessoa com mobilidade reduzida, aprovou o espaço e disse que é uma forma de as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aproveitarem os shows de forma mais segura.

"É a primeira vez que acesso o Camarote e é muito bom que tenha esse espaço para pessoas que tenham dificuldade de locomoção para que a gente possa aproveitar o show com mais segurança", fala.