Em Aracaju, março tem acumulado de 198 mm de chuva e supera a média histórica

Defesa Civil
20/03/2023 09h29

O acumulado de chuva na capital sergipana durante o mês de março, registrado pelos pluviômetros do sistema ClimAju, soma 198 milímetros, dado que supera a média histórica para todo o mês, que é de 73,3 milímetros. Nesse período, não há registro de ocorrência relacionadas à chuva, no que se refere ao serviço emergencial 199, da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

A Prefeitura de Aracaju mantém atenção à instabilidade climática e desenvolve medidas de prevenção e preparação para a quadra chuvosa. O monitoramento contínuo, realizado pela Defesa Civil de Aracaju, subsidia ações articuladas com os demais órgãos que fazem parte do Comitê de Gerenciamento de Crise da administração municipal.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, reforça que houve a revisão do Plano de Contingência, com base na análise minuciosa dos dados relativos às chuvas em Aracaju nos últimos anos, assim como frequente acompanhamento das informações divulgadas pelos centros especializados em meteorologia.

"O Plano foi revisado e envolve diversos segmentos da Prefeitura de Aracaju, para a atuação coordenada e ágil, especialmente, frente aos impactos que possam ser ocasionados pelas chuvas intensas, na capital", explica o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, com a proximidade da quadra chuvosa, que ocorre entre os meses de abril e julho, foi possível observar, até o momento, a predominância de chuvas com intensidade de fraca a modera, na forma de pancadas localizadas e passageiras.

"Monitoramos o comportamento da cidade, durante a incidência das chuvas, para proporcionar uma rápida resposta diante das situações que sejam necessárias. Nossas equipes mantêm observação redobrada às áreas de risco, onde contamos, também, com o apoio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil", considera o coordenador.

As ações preventivas compreendem o mapeamento e monitoramento de áreas de risco, fortalecimento das ações de conscientização junto às comunidades mais vulneráveis, limpeza de canais, desobstrução do sistema de drenagem, constante capacitação das equipes e interlocução com as demais instituições envolvidas nos trabalhos de Proteção e Defesa Civil.

Fim de semana
Desde o sábado (18), os pluviômetros da capital registram o acumulado de 73,5 mm de chuva, com maior incidência no bairro Jardim Centenário. Nesse período, não foram registradas ocorrências.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju ressalta que não alerta em vigor, no momento. "Há constante atenção aos boletim meteorológicos dos centros especializados, para emissão de alertas, caso seja necessário", frisou.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju , possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.

Serviço de Alerta por SMS
O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e visa manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.