A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou reunião, nesta segunda-feira, 20, com profissionais de saúde que trabalham no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET), e nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da rede privada e pública. O encontro, realizado no auditório da SMS, tratou sobre a vigilância em saúde do trabalhador e o protocolo de acidente com exposição a material biológico.
De acordo com a área técnica da Vigilância Epidemiológica Hospitalar da SMS, Thâmara Barreto, uma vez por mês a Secretaria da Saúde realiza esse encontro com os hospitais, com o objetivo de discutir temáticas referentes aos agravos de notificação compulsória, em parceria com as Redes de Atenção à Saúde municipal e estadual.
“A atenção ao trabalhador vítima de acidente com material biológico e outros agravos ocupacionais faz parte, também, da vigilância epidemiológica, visto que é notificação compulsória, instrumento importante para a geração dos dados na saúde e a elaboração de medidas de prevenção em cada área. A revisão e atualização dos protocolos são sempre abordados nas reuniões, no intuito de qualificar a assistência a todas as pessoas que buscam a rede hospitalar", explica Thâmara.
Reast
Durante o encontro, a enfermeira da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST), Dernivânia de Andrade Ferreira, palestrou sobre a prevenção a acidentes de trabalho, orientando os profissionais quanto ao uso de EPIs, como também em relação aos procedimentos a serem adotados em caso de acidente.