Fundat cadastra currículos e confecciona carteiras de trabalho no Prefem

Formação para o Trabalho
21/03/2023 16h00

Com o objetivo de facilitar o processo de atualização dos documentos trabalhistas e o encaminhamento para novos postos de trabalho, além de auxiliar na ressocialização das mulheres privadas de liberdade custodiadas no Presídio Feminino, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), realizou nesta terça-feira, 21, uma ação de cadastro de currículos, confecção de Carteiras de Trabalho, além de ofertar uma palestra sobre empreendedorismo e apresentar os cursos que disponibiliza.

O público-alvo foram as internas da unidade prisional, que estão em fase de conclusão de seu período de reclusão e se preparam para retornar à liberdade. “Já realizamos essas ações em outro momento e mais uma vez estamos reforçando, pois sabemos o quanto garantir a cidadania e oportunidades é importante para a retomada da vida em liberdade. Efetuamos o cadastro de currículos e a emissão de carteiras de trabalho digital que irão auxiliar bastante nesse processo, bem como a apresentação de como funciona o Microempreendedor Individual (MEI), uma excelente alternativa de renda para essas mulheres”, explica a coordenadora da Diretoria de Formação (Diforp) da Fundat, Cleonice Santos.

Após a visita à unidade e o reforço da importância da capacitação profissional entre as internas, uma nova reunião será agendada para apresentação formal dos cursos e alinhamento de datas para realização dos mesmos na unidade prisional. “Já realizamos cursos nos presídios masculinos e femininos em outras oportunidades e esses eventos foram muito positivos. Agora, eles sinalizaram esse interesse novamente, por isso enviaremos nosso portfólio de cursos e eles serão ofertados lá, de acordo com a estrutura”, complementa Cleonice.

O diretor do Prefem, Augusto de Jesus, acompanhou a ação e destacou a importância de atitudes como essa para garantir oportunidades reais para que essas mulheres retornem ao mercado de trabalho, após cumprirem as suas sentenças. “Essas parcerias são excelentes, pois oportunizam a ressocialização dessas mulheres. Quero agradecer a presença da Fundat e da Sejuc, pois além de possibilitarem o retorno delas ao mercado formal, também abriram os olhos delas para o poder do empreendedorismo, através da palestra ofertada. Estamos muito satisfeitos e esperamos que todas as internas abracem essa oportunidade”, disse.