Alertas de chuva moderada e maré alta seguem em vigor até esta quarta-feira, 22

Defesa Civil
22/03/2023 12h30

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), permanece em atenção aos alertas de chuva moderada e de maré alta, que seguem em vigor até a tarde desta quarta-feira, 22. Nas últimas 72 horas, os pluviômetros do sistema ClimAju registraram o acumulado de 114 milímetros (mm), sendo 32 mm nas seis primeiras horas da manhã.

Desde a emissão do alerta, na segunda-feira (20), 23 ocorrências foram atendidas, de acordo com último levantamento da Defesa Civil. Desse total, nove estão relacionadas a riscos estruturais, nos bairros Santa Maria, Marivan, Cidade Nova e Centro. As demais situações estiveram relacionadas a risco de queda de árvore e alagamentos. Todas as situações foram devidamente atendidas.

No bairro Santa Maria, duas casas foram interditadas e os moradores realocados para a casa de amigos. A Secretaria da Assistência Social foi acionada e adotou todos os procedimentos necessários para auxiliar os envolvidos.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que as condições meteorológicas vêm sendo monitoradas sistematicamente, par que sejam adotadas as providências necessárias à redução de riscos.

"Até o momento, não há indicação para renovação do alerta. Hoje teremos o último dia de maré com 2.3 metros, no final da tarde, e permaneceremos em atenção, junto com os demais órgãos do Comitê de Gerenciamento de Crise, da Prefeitura de Aracaju, para uma atuação rápida e coordenada", indica.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que durante na noite de terça e madrugada desta qurta-feira, foram registradas pancadas de chuva com maior intensidade, nas primeira seis horas da manhã. "As equipes da Defesa Civil estão em campo realizando monitoramento, para identificar eventuais ocorrências, mas até o momento não houve registro de anormalidades", frisa.

As precipitações mais intensas ocorreram entre as 3h e 4h, da manhã, quando foi registrado cerca de 27 mm em apenas 30 minutos, com predominância nos bairros Jardins e 13 de Julho.

"Partimos agora para a fase de intensificação de monitoramento nas áreas de riscos, de forma preventiva, para verificar eventual possibilidade de deslizamento de terra", destaca o coordenador.

Serviço emergencial
Em virtude de problemas da operadora de telefonia, o número emergência 199 está, temporariamente, fora do ar, mas o serviço não para. As equipes da Defesa Civil de Aracaju podem ser acionadas através do número 79 98112- 7487, em funcionamento 24h.