Prefeitura e governo estadual certificam participantes dos Minicursos de Verão 2023

Cultura
23/03/2023 12h40

A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe, por intermédio de parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), promoveram, nesta quinta-feira, dia 23, no Auditório Professora Maria Herminia Caldas, na Seduc, a entrega de certificados para os alunos dos Minicursos de Verão 2023.

Promovida pela Funcaju e Conservatório de Música de Sergipe (CME), a iniciativa viabilizou o desenvolvimento de 15 oficinas para a sociedade, ministradas por 20 professores, durante os meses de janeiro e fevereiro. Entre as modalidades oferecidas, estiveram flauta universal, técnica em violino, teoria musical e leitura e prática para instrumentos de cordas.

Os cursos foram realizados em diversas localidades da cidade, a fim de permitir maior acesso da população ao conhecimento e mais oportunidades, como a Escola Oficina de Artes Valdice Teles (São José), a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira (Farolândia), o Centro de Artes e Esportes Unificados (17 de Março) e o próprio Conservatório (Centro). Ao final, foram entregues 81 certificados para os concludentes dos cursos.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados o presidente da Funcaju, Luciano Correia; o secretário de estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral; e o diretor do CME, Heitor Mendonça. O ato solene contou com apresentações musicais de violão e violino.

Segundo Luciano Correia, o sucesso da recente parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado abre precedentes para novos projetos entre os entes federativos. “Tivemos a parceria do Projeto Verão com o Governo, que foi um sucesso, e agora uma nova parceria, com o Conservatório. A união pela arte nunca poderia dar errado. Foi uma parceria extremamente positiva, ficando o desejo de se fazer novas parcerias como essa, que ampliam ainda mais o universo das ações artísticas em Aracaju”, explica.

O secretário Zezinho Sobral mostrou-se também bastante satisfeito com a parceira entre o Governo e a Prefeitura. “É uma parceria importante, que tem compromisso de ofertar formação na área musical, para todas as idades, de aprimorar suas capacidades, de realizar música e sons de melhor qualidade. Os cursos aqui são cursos de formação mais técnica e expressiva para melhor aproveitamento dos alunos”, diz o secretário.

Para Roberto, que participou do Minicurso de Verão 2023, o resultado é positivo. “Pretendo fazer outros que porventura venham acontecer. Aprendi sobre teoria do instrumento do violão, pois eu só tinha conhecimento da prática. Então, me ajudou bastante com minha vida profissional, por ser músico”, fala.

O diretor do Conservatório de Música, Heitor Mendonça, reforça o elo entre educação e cultura e destaca que o momento "é de muita alegria" tanto para a gestão, quanto para o professor e para o aluno certificado.

"Nosso desejo era levar o Conservatório para mais próximo da comunidade, para vários bairros e isso foi possível entre a parceria entre o Governo e a Prefeitura de Aracaju. E que possamos levar para frente este projeto”, comenta.