Prefeitura retoma ações de educação ambiental no Horto Florestal

Meio Ambiente
24/03/2023 15h12

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 14, uma ação de educação ambiental no Horto Florestal, localizado no Parque da Sementeira, com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidade. 

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, essa é uma atividade que faz parte do projeto “A Arte de Semear”, selecionado entre os finalistas do prêmio “Super Heróis do Desenvolvimento 2022” promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no ano de 2022, e que fomenta a sensibilização ambiental com ações de educação.

“Tivemos a visita de estudantes de duas escolas que percorreram todo o circuito do Horto Florestal, aprendendo sobre arborização, polinização, reciclagem de materiais e resíduos. Por conta disto, esse conjunto da agenda de educação ambiental que a Semafaz em parceria com Semed traz uma imersão para os alunos, que aprendem a importância de ter um ambiente equilibrado, para que possamos fazer uma cidade cada vez mais sustentável”,  ressalta Alan.

A ação contou com a participação dos estudantes das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) Papa João Paulo II e José Souza de Jesus, que participaram de diversas atividades educativas, como gincana ambiental, oficinas sobre coleta seletiva, e dinâmicas com perguntas e respostas, entre elas o “Lugar de lixo é no lixo” e o “Caça Pólen”, que têm como objetivo ensinar às crianças, de forma divertida, sobre a importância da preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

“Esse trabalho tem o objetivo de fortalecer uma relação, entre Sema e Semed, que já existe há muito tempo, e que tende a ser continuada dentro do trabalho pedagógico das próprias escolas, sendo levada pelas crianças, para os seus lares e para as suas comunidades, a fim de fugir um pouco daquele cotidiano dentro das estruturas urbanas e sensibilizá-las com os cuidados que são necessários para que a nossa capital continue, de fato, sendo uma cidade de excelência, no aspecto ambiental e educacional” frisa a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira.

A professora Valquíria Almeida destaca a importância da realização dessas atividades para as crianças. 

“É muito importante para o aprendizado dos alunos, para desenvolver o senso de proteção ao meio ambiente, o cuidado com os nossos animais e com todo processo do meio ambiente em si. No Dia Mundial da Água, no último dia 22, já foi trabalhado isso com eles, sobre a importância da preservação da agua e dos nossos bens matérias”, complementa Valquíria.