Prontuário Eletrônico garante acompanhamento especializado para usuários do SUS em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2023 10h00

Na capital sergipana, a partir da implantação do Prontuário Eletrônico pela Prefeitura de Aracaju, em 2018, a população aracajuana que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) tem todo o seu histórico na rede municipal, tanto as informações de consultas e exames realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até mesmo os medicamentos utilizados nos tratamentos, disponível em um sistema digital, gerenciado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com isso, os profissionais de saúde da rede municipal conseguem acessar o histórico de cada paciente, melhorando, de forma significativa, o atendimento aos cidadãos e a eficiência no diagnóstico e tratamentos oferecidos.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o Prontuário Eletrônico garante vantagens tanto aos pacientes, por terem um acompanhamento especializado a partir das informações disponíveis no sistema, como para os profissionais da área e para o Município, que pode ter uma melhor gestão dos gastos públicos em saúde, com acompanhamento real da dispensação de medicamentos, consultas e exames realizados pelos pacientes na rede de atenção primária.

“Não se trata apenas de um prontuário eletrônico, mas todo um sistema de gestão que faz a integração das informações de saúde dos usuários e todo o trajeto que esse usuário faz dentro da rede do município. Além de ser super vantajoso para o paciente, porque ele tem todas as informações da saúde dele, e para os profissionais, que também acessam as informações do paciente facilmente e conseguem dar andamento aos tratamentos, a gestão também passa a ter maior controle, tanto da dispensação de medicamentos, como dos exames solicitados. Tem como, inclusive, planejar melhor a compra destes medicamentos, baseado no histórico da dispensação. Então, isso traz um benefício muito grande para a gestão, porque ela deixa de fazer uma licitação baseada em algo empírico, para fazer algo baseado num consumo efetivo que existe no município”, explica Waneska Barboza.

Quando um paciente dá entrada em uma unidade de urgência do município, automaticamente essa informação é registrada em seu prontuário eletrônico, assim como o tipo de medicamento que ele utilizou, os exames realizados e até mesmo se há necessidade de um encaminhamento para a atenção secundária, no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar).

“Isso possibilita que o médico de saúde da família possa acompanhar esse paciente melhor e, inclusive, se adiantar no que diz respeito ao aparecimento de outras doenças. Ou seja, ele pode, realmente, ganhar tempo para que o paciente tenha uma intervenção em saúde mais célere. Além de facilitar o diagnóstico, facilita o andamento do tratamento. Ou seja, dentro da Unidade Básica de Saúde, tem o sistema em que o profissional, seja médico ou enfermeiro, registra toda a situação de saúde daquele paciente e essa informação passa a ser vista por todos os profissionais que irão atender esse paciente futuramente. Então, o paciente deixa de ser diferente para cada profissional, e passa a ser um paciente único”, acrescenta Waneska.

Atualmente, a ferramenta está presente em 60 unidades de saúde da rede municipal, contemplando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Cemar, hospitais municipais, Centros de Atenção Psicossocial, polos da Academia da Cidade, Almoxarifado Central, Rede de Frio, Núcleo de Regulação e na sede da SMS.

A implantação do sistema está entre as metas cumpridas pela Secretaria Municipal da Saúde no âmbito do Planejamento Estratégico da gestão municipal, com foco no auxílio do atendimento ofertado aos usuários aracajuanos. Em dois anos, 1.292.002 pessoas foram cadastradas no Prontuário Eletrônico.

Além dos residentes da capital, o número também corresponde aos munícipes de outras cidades do interior sergipano atendidos em serviços direcionados para procedimentos de média e alta complexidade, por meio da Central de Regulação de Aracaju. Com a plataforma, explica a secretária, é possível traçar um perfil das pessoas que fazem uso do serviço de saúde, e orientar ações com base na necessidade de cada região.

O prontuário também foi estratégico para a Prefeitura de Aracaju durante a pandemia de covid-19. Várias foram as alternativas aplicadas para facilitar o acesso à rede de saúde sem colocar em risco a população. E muitas delas têm como base as informações contidas no sistema do prontuário eletrônico, a exemplo dos serviços disponíveis através da central telefônica pelo 0800 729 3534. Entre esses serviços está disponível o agendamento de consultas para gestantes, hipertensos e diabéticos, além de marcação para atendimento odontológico e da sala de vacina.  

A implantação do sistema resultou na unificação das informações e essa modernização foi relevante no trabalho de enfrentamento ao coronavírus, visto que muitos atendimentos passaram a ser realizados por agendamento. O serviço de marcação acontece de segunda a sexta-feira, com horário de atendimento a partir das 8h. Em cada opção digitada, a ligação é direcionada para os técnicos do respectivo serviço. Quando o técnico recebe a ligação, ele tem a possibilidade de consultar as informações daquele usuário e realizar o agendamento de acordo com sua unidade básica de referência, e essa é uma outra vantagem da implantação do prontuário, pois possibilita acesso ao histórico e cadastro ds usuários.

Além da implantação do Prontuário Eletrônico, a modernização da saúde também passou pelo aprimoramento dos serviços por meio do lançamento do Portal da Saúde e do aplicativo Mais Saúde Cidadão, que facilitam o acesso da população aos serviços da saúde a partir da informatização e operacionalização de cada setor.

A aracajuana Ana Yza Costa, de 23 anos, é usuária da UBS Doutor Marx de Carvalho, no bairro Ponto Novo, próxima de sua residência, há muitos anos. Ela conta que, além de toda a assistência médica voltada para ela, hoje também tem atendimento básico para a filha, de apenas 1 ano.

“Desde o meu pré-natal, tive todo o acompanhamento daqui [da UBS], e agora a minha filha também é atendida aqui, e todas as nossas informações e histórico estão no Prontuário Eletrônico. A gente consegue ter um acompanhamento aqui das consultas e exames realizados, e isso é muito positivo. Percebo que os médicos estão sempre cientes da nossa situação e andamento”, conta a jovem.

Para a dona Claudinete Santos Mateus, usuária da UBS Fernando Sampaio há mais de 15 anos, também no bairro Ponto Novo, a implantação do Prontuário Eletrônico tornou os atendimentos de saúde que ela utiliza mais especializados.

“Sempre fui muito bem atendida nessa unidade e agora com o Prontuário Eletrônico sinto que está tudo mais especializado. Eu faço tudo aqui, consultas, exames, pego meus remédios para os tratamentos. Todo o meu prontuário tem essas informações do meu passo a passo. É um acompanhamento mesmo. A rede sabe de tudo. É uma benção”, destaca a paciente.