Escolas municipais de tempo integral de Aracaju atendem demandas da população

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2023 08h00
Início > Notícias > Escolas municipais de tempo integral de Aracaju atendem demandas da população

Inauguradas no último dia 24, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Ruth Wynne e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, ambas de tempo integral e construídas entre os bairros Santa Maria e 17 de Março, viabilizaram a abertura de cerca de 530 novas vagas escolares na região, de creche aos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender esta demanda da comunidade local, a Prefeitura de Aracaju investiu R$8,5 milhões.

De acordo com a dona de casa Ana Angélica de Andrade, de 48 anos, que matriculou dois netos na nova Emef, a unidade, localizada próxima da sua casa, representa mais uma conquista da população do Santa Maria e um benefício direto para os pais e responsáveis legais que precisam trabalhar fora de casa e agora têm a oportunidade de deixar os filhos na escola durante praticamente todo o dia, das 7h às 17h, pois o ensino ofertado é de tempo integral.

“A melhor coisa que aconteceu foi a construção dessa escola aqui no Santa Maria. Muito bom para mim e para todas as outras mães, principalmente para aquelas que precisam trabalhar e não têm onde deixar suas crianças. Antes meus dois netos estudavam lá no Augusto Franco, agora está bom demais, estudando aqui do ladinho de casa. A Prefeitura está de parabéns pela construção dessa nova unidade. Hoje, meus netos quando chegam em casa contam tudo, o que comeram, o que fizeram. Eu pergunto se eles estão gostando e eles dizem que sim. Se eles estão gostando é porque realmente está bom lá, disso tenho certeza”, conta Ana Angélica.

Marina Santana, de 26 anos, também matriculou a filha na Emei Maria Ruth Wynne e se sente mais tranquila para seguir buscando por um emprego, pois agora a filha passa todo o dia na escola. Moradora do bairro 17 de Março, ela conta que se surpreendeu ao receber no grupo digital criado pela unidade escolar o cardápio que será servido aos alunos ao longo da semana. “A escola está muito bem organizada, tudo limpinho e novinho. Estou gostando bastante. Ela está se adaptando ao horário do ensino em tempo integral, mas tem gostado muito também”, destaca.

Professora da Emef Jornalista João Oliva Alves, Verona Augusta Silva Santos reconheceu a qualidade da infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju na nova unidade e decidiu matricular a filha na escola. “A Emef é muito boa, tanto que quando eu fui convocada para trabalhar aqui eu me apaixonei. Busquei uma vaga para minha filha para estudar aqui e tenho uma boa perspectiva com o progresso dela com o ensino de tempo integral. Com essa modalidade de ensino, eles têm várias didáticas, pela manhã o ensino regular e à tarde macrocampos, que são projetos elaborados e aplicados ao longo do ano, contemplando várias áreas, educacional, da psicologia, nutrição e que abrangem tudo para o aprendizado, agregando mais conhecimento para os alunos”, diz.

Homenageados
As duas novas unidades de ensino são as primeiras de tempo integral da rede municipal de Aracaju e homenageiam personalidades que fizeram parte da história da capital com suas contribuições sociais: Maria Ruth Wynne Cardoso, fundadora da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos); e o jornalista João Oliva.

“Uma obra dessa estatura, com minha mãe sendo homenageada, tendo seu nome nessa nova unidade escolar que servirá para formar cidadãos melhores, para nós é um momento de eterna gratidão e de reconhecimento da história do trabalho de Tia Ruth e do ela significa dentro da sociedade aracajuana. Estamos muito gratos, felizes e com alegria. Certamente minha mãe está sorrindo nesse momento, um dia especial, com gratidão e reconhecimento por toda a sua trajetória na cidade”, comenta Eduardo Wynne Cardoso, filho da homenageada.

Maria de Guadalupe Oliva é uma dos 11 filhos do jornalista João Oliva e reconheceu como justa a homenagem ao pai, que completaria, neste ano, seu 100º aniversário. “Não haveria homenagem maior", frisa.

"Nós estamos felizes, emocionados, honrados com essa homenagem, porque João Oliva foi um educador nato, que educou os filhos amando os livros, educou a sociedade amando a cultura pelo trabalho que fez no jornalismo e através de tantos eventos culturais como ele mesmo promoveu. Agora o nome dele fica imortalizado e consagrado nesta bela homenagem, em uma escola de um bairro tão populoso e de famílias que mereciam muito uma escola como essa, de excelência”, afirma.