Diário de Classe Eletrônico agiliza trabalho dos professores da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
04/04/2023 10h00
Início > Notícias > Diário de Classe Eletrônico agiliza trabalho dos professores da rede municipal

Mais agilidade e acesso às informações. Essas são apenas duas das várias vantagens que o Diário de Classe Eletrônico tem proporcionado ao trabalho dos professores da rede municipal. Desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, a ferramenta é um módulo do Sistema Integrado de Gestão Educacional (Siged), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Por meio dela, o professor pode fazer o registro das presenças e ausências dos alunos, anotar o conteúdo dado em sala de aula e inserir outras informações que são necessárias.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Semed, Caio Davinis, o Diário Eletrônico se comunica com todos os outros módulos que são pertinentes à parte administrativa da Semed. Ele explica ainda que, em relação às versões anteriores, a ferramenta vem incorporando melhorias, não só no quesito de desempenho e velocidade no uso da plataforma, como também em novas funcionalidades.

“Os professores já estão utilizando o Diário Eletrônico, registrando a frequência e as atividades que realizam diariamente nas escolas. Nós estamos, quase que diariamente, incrementando a ferramenta com novas funcionalidades que vão auxiliar os professores, que estão também em um processo de constante treinamento. A proposta é que mensalmente eles recebam capacitações complementares”, explica Caio Davinis.

Atualizações
O Diário Eletrônico é um sistema responsivo, ou seja, pode ser utilizado por computador, celular ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet. O diretor de Tecnologia da Informação destaca que a Semed atualizou todas as tecnologias que o sistema antigo tinha, criando uma nova versão, a qual começou a ser utilizada no início deste ano.

“Os professores estão aptos a realizar o registro das atividades realizadas em sala de aula, compatível com a forma da BNCC. Fazem também um registro de frequência dos alunos e têm acesso a alguns relatórios, como a lista dos alunos e o acompanhamento da frequência. Todas essas informações têm uma comunicação direta com a parte administrativa das escolas e da Semed, que consegue acompanhar, de forma ampla, quais escolas e segmentos de turmas estão mais avançadas ou não”, pontua.

Agilidade
Professores da rede municipal de Aracaju destacam que o Diário Eletrônico tem garantido muito mais agilidade ao trabalho cotidiano. É o caso de Nélida Dantas de Carvalho, diretora da Escola Municipal Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria. “A tecnologia facilita e o Diário Eletrônico, nessa versão atual, está muito mais leve, ágil, com recursos que facilitam o dia a dia do professor em seu planejamento. Ele facilita o acompanhamento das informações que as professoras inserem, como as listas de chamada e frequência. Temos  acesso aos nomes e telefones dos pais e responsáveis pelos alunos, e podemos contatá-los ao percebermos muitas faltas. Além disso, por ser eletrônico, o diário já calcula automaticamente as médias dos alunos, quando a professora insere as notas”, diz.

A professora Marilúcia Santos Menezes não poupou elogios à ferramenta. “Eu achei essa nova versão mais prática e rápida. A gente se familiarizou muito rápido. Participamos de um treinamento, que nos foi passado em uma linguagem muito prática e que deu para a gente entender. Ele é um sistema rápido e dinâmico”, avalia.

Opinião semelhante teve a professora Jacqueline de Oliveira Machado. Para ela, o sistema do Diário Eletrônico está mais ágil e intuitivo. "Espero que continue assim, pois gostei muito. O registro das aulas é feito de forma mais simples. Facilitou bastante o nosso trabalho. Uma das coisas que mais gostei foi a possibilidade de podermos inserir a justificativa da falta das crianças”, afirma.