Funcaju promove Quarta Cultural com edição do "Transformando Sementes em Árvores"

Cultura
29/03/2023 13h06

A Quarta Cultural, evento da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizado na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, promoveu nesta última quarta-feira do mês, 29, o projeto “Transformando Árvores em Sementes”, oferecido ao público em geral e aos alunos do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal.

O projeto faz parte de pesquisas desenvolvidas pelo Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com sementes de árvores e plantas, e com a Tecnologia da Madeira. A apresentação reforça a importância de árvores na construção de matérias-primas, trabalho a ser feito de uma forma consciente.

Para a coordenadora da Ivone de Menezes, Verônica Cardoso, a biblioteca tem esse papel na sociedade, de tornar a população pessoas conscientes sobre causas. “Este projeto é uma parceria com professores da universidade, de transformar crianças, que são sementes, em adultos conscientes. Então, o projeto mostra sementes, mudas, a fim de fazer uma reeducação ambiental, de uma forma leve”, afirma.

O professor do curso de Engenharia Florestal (UFS), Robério Ferreira, explica que o projeto tem o objetivo de mostrar algumas áreas do curso, por meio de uma linguagem mais fácil para tornar acessível para alunos. “Minha área é a silvicultura, sobre sementes, produção de mudas, ações ambientais, como recuperação. Então, a ação mostra qual é a representação da semente, para que se usa. Os alunos visualizarem todos os aspectos da semente, se tornando uma árvore madura e o que podemos aproveitar depois”, relata.

A professora universitária Ana Carolina Andrade, especialista em Tecnologia da Madeira, também faz parte do projeto, apresentando como a madeira está presente no dia a dia. “Usamos a madeira no nosso dia a dia, como papel, roupas, comidas, por meio da celulose. O uso é muito amplo, então é importante apresentar a população e conscientizar da importância”, afirma.