Reforma de passeios do Centro avança com reposição da estrutura e implantação de balaustrada

Obras e Urbanização
30/03/2023 15h14

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dá continuidade à reforma e reforço dos passeios das avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco. O serviço é executado de modo acelerado, e já é possível ver as mudanças no cenário proporcionadas pela nova estrutura.

A gestão municipal segue com a implantação dos blocos de concreto pré-moldado, que vão dar sustentação à nova calçada, ao mesmo tempo em que faz acabamentos no piso. Além disso, já realiza a implantação da nova balaustrada que vai compor o guarda-corpos.

A obra é realizada em um trecho de aproximadamente 800 metros, entre o Largo da Gente Sergipana e o Espaço Zé Peixe, que compreende os bairros São José e Centro.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o serviço e seus benefícios para a região do Centro da cidade são necessários.

“A antiga estrutura estava danificada pela ação do tempo, mas há o agravo do movimento da tábua de marés na parte da sustentação da calçada. Nós identificamos esse problema, inclusive contando com a colaboração da população aracajuana, e de imediato providenciamos o serviço. Vamos proporcionar mais segurança para as milhares de pessoas que circulam por ali e também para o trânsito, já que será construída uma ciclovia no novo passeio. Isso vai evitar que ciclistas andem na pista, trazendo melhorias também para a mobilidade urbana”, considera.

Para a obra, a Prefeitura de Aracaju investe aproximadamente R$ 5 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Municipal. O trabalho no local envolve recuperação das fundações, pilares, ferragens e concreto, que compõem a sustentação dos passeios e estavam comprometidos, e a substituição do piso.

O projeto prevê a recuperação do balaústre, a pavimentação dos passeios em uma área de 2,1 mil m², implantação de ciclovia, pintura, meios-fios, gramado e acessibilidade. O equipamento será alargado em 65 cm, e receberá iluminação em LED e bancos em concreto, para facilitar a contemplação do rio Sergipe.