Assistência Social Presente: Prefeitura promove mais uma edição no bairro Robalo

Assistência Social e Cidadania
30/03/2023 15h17

Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços socioassistenciais aos moradores da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 30, mais uma edição do Projeto Assistência Social Presente, levando os serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e cadastros e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico) para a comunidade do bairro Robalo.

A ação da população os serviços e projetos promovidos pela Assistência Social, como inscrição para o Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que são executados pelos Cras de referência, nos bairros com registro de maior incidência da extrema pobreza.
 
A coordenadora da Política de Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira explica a importância de a população participar dessas ações, porque nesses eventos a pessoa pode se cadastrar em programas de benefícios socioassistencias do município e até do Governo Federal.

"Estamos vivendo um momento de reconstrução do CadÚnico. Existe uma necessidade de estarmos qualificando cada vez mais o banco de dados do CadÚnico e a Zona de Expansão foi escolhida porque a população que reside nas comunidades tem uma maior dificuldade de chegar ao seu Cras de referência. Vamos em cada bairro desta região e de outros bairros  justamente para que a população tenha acesso com maior facilidade aos seus direitos e benefícios socioassistenciais", explica Yolanda.

A professora de educação física Gigliola Nascimento da Silva, moradora do bairro Areia Branca, necessitava de atendimento do Cras e aproveitou a oportunidade para sanar suas dúvidas referentes aos benefícios a que tem direito.

"Esse projeto que a Prefeitura disponibilizou, facilitou demais para as pessoas do bairro, pela questão de não precisar pegar um transporte e que muitas vezes não tem o dinheiro do transporte. Eu vim para buscar apenas uma informação e acabei adquirindo outras inúmeras orientações com a assistente social, informações sobre INSS, auxílio para minha mãe que é uma pessoa de idade, benefícios a que ela tem direito, assuntos totalmente diferentes que esclareci aqui com a Assistência Social. O prefeito, a Assistência Social, todos estão de parabéns pela iniciativa, que possa continuar sempre, indo a outros lugares, ajudando pessoas que na maioria das vezes não tem nem o dinheiro da passagem para chegar aos locais onde estão sendo ofertados os serviços", disse.

A dona de casa Fabíola Araújo dos Santos está desempregada e foi em busca dos serviços ofertados no projeto com o intuito de conseguir acesso a um programa de transferência de renda que possa ajudá-la no sustento da família. Além disso, por ter sofrido violência doméstica, buscou apoio junto ao Paif, no acompanhamento familiar.

"Eu acho muito importante a Assistência Social vir com esse projeto aqui no bairro, porque nosso Cras fica no [conjunto Augusto Franco, e às vezes não conseguimos nos deslocar até lá ou quando vamos, o local está muito cheio e hoje muitas pessoas tiveram a oportunidade. Eu estou desempregada, espero melhorar minha situação através do cadastro que fiz para os serviços da Assistêncial Social”, conta.

Antônio de José Almerindo está desempregado e já deu entrada no pedido da sua aposentadoria, e enquanto não sai um resultado positivo buscou os serviços da Assistência Social para acesso a programas de transferência de renda.

"É uma maneira de ajudar as pessoas que vivem sem renda alguma, é uma ajuda onde podemos ter acesso a vários programas sociais, no meu caso que estou desempregado e tentando minha aposentadoria, consegui várias orientações e esclarecimentos com esta ação”, relatou.