Prefeitura e TCE finalizam ciclo de vistoria em obras financiadas pelo BID em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2023 16h30

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) realizaram a última etapa do trabalho de vistoria às obras executadas pela administração municipal através do programa municipal “Construindo para o Futuro”. Desta vez, a visita aconteceu no Escritório do Plantão Social, no bairro Santos Dumont, para verificar como está o andamento do atendimento à população que reside na região atravessada pela avenida Perimetral Oeste.

A presença do escritório social nas regiões que estão com obras em execução é uma forma de a gestão dialogar e prestar total assistência social à comunidade atendida durante o período de realização do projeto. Essa assistência faz parte do contrato de financiamento firmado pela Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e visa a garantir que a população esteja a par de todo o processo de execução da construção da nova avenida que ligará a capital sergipana a Nossa Senhora do Socorro.

Durante a visita, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos para oferecer esse amparo social à comunidade. De acordo com a técnica de referência da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Alexandra Freire, a visita serve para firmar esse compromisso da administração com as atividades socioeconômicas que não se concentram apenas na execução da obra.

“Além da obra, nós temos várias atividades na área social, as quais a gente vem cumprindo de acordo com aqueles acordos estabelecidos, tanto com o órgão financiador quanto os órgãos que vão estar fiscalizando o nosso trabalho. Então, é importante que a gente possa mostrar pra sociedade tudo que vem acontecendo no trabalho social que é desenvolvido junto à obra da Avenida Perimetral”, explica.

Toda a atividade realizada é repassada para o órgão fiscalizador, o TCE, assim como também aos moradores daquela região. “A gente mostra o quantitativo de reassentamento com indenizações que a gente vem fazendo, as atividades que são desenvolvidas com essa família, a forma que a gente tem de estar se comunicando com a sociedade, e de ouvir a sociedade para que ela traga suas dúvidas, apresente as suas propostas, ela tenha as informações que ela precisa do projeto que vem acontecendo”, detalha Alexandra.

Responsável por fiscalizar como a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo esse plano de ação junto à comunidade atendida no entorno da obra, o auditor do TCE, Fernando Marcelino explica que essa avaliação é uma forma da população ter conhecimento e transparência sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados.

“Hoje a gente veio acompanhar o trabalho social, que é fundamental para que aconteça a contento a obra, nesse caso a da avenida Perimetral Oeste. A avaliação técnica do andamento, dos critérios, das etapas, inclusive relativas a reassentamento de famílias, os aspectos ambientais, os aspectos de capacitação da comunidade, todos aqueles que envolvem o projeto. É um controle externo daquilo que tem sido desenvolvido mediante a utilização do recurso público, seja através da contrapartida da Prefeitura de Aracaju, seja o recurso do banco, mas é um recurso que vai ser pago pela Prefeitura com recurso do contribuinte, do cidadão, então essa é a importância, a gente verificar a utilização do recurso público”, detalha o analista.

A troca de informações e sugestões entre os órgãos enriqueceu a visita que, segundo Ayara Wanderley, serve para aproximar os financiadores dos trabalhos desenvolvidos em Aracaju, e também para dar maior visibilidade ao projeto que pretende melhorar e facilitar a mobilidade urbana na capital sergipana.

“O trabalho desenvolvido na comunidade é um momento super importante, desse momento de acompanhamento mesmo, porque traz a visibilidade das ações que estão  sendo executadas, que estão sempre em relatórios, mas que aqui eles conseguiram ter a aproximação com a equipe, com o trabalho, com o escritório. A gente tem um momento de troca, então o projeto, que é um projeto que ele tem uma série de assuntos a serem executados, mas que também é modulado com ideias que partem da comunidade, que partem junto de todas as pessoas que estão envolvidas e é muito importante ter esses atores externos tendo esse olhar e dando sugestões dentro do nosso trabalho”, relata Ayara.

Ouvidoria
Para quem busca se informar sobre a obra de construção da avendia Perimetral Oeste e sobre o trabalho de assistência desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju no âmbito deste projeto estruturante, basta comparecer no Escritório do Plantão Social que serve para dar transparência sobre o andamento da obra, além de esclarecer dúvidas e prestar assistência social à comunidade local.

O Escritório Social funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15:30, na rua Conde D’Eu, 35, bairro Santos Dumont. Informações sobre o andamento da obra também podem ser sanadas através dos números (79) 2140-0759 / 99173-2799, no site aracajuconstruindoofuturo.net, ou a partir do perfil no Instagram dedicado a informar sobre a Avenida Perimetral Oeste, que também funciona como canal de atendimento aos moradores.