Aulas de ginástica funcional na Estação Cidadania beneficiam população idosa

Agência Aracaju de Notícias
15/05/2023 08h00

Localizada no bairro Bugio, a Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno, é um dos maiores complexos esportivos já construídos na capital. Inaugurada pela Prefeitura de Aracaju, em 2020, a unidade esportiva é administrada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e oferece aos moradores da região múltiplos serviços que envolvem esporte, inclusão social e saúde, principalmente ao público idoso, um dos mais assíduos no ginásio poliesportivo.

Uma das modalidades de exercícios ofertadas e que, cada vez mais, chama a atenção dessa população é a ginástica funcional, atividade física baseada em movimentos do cotidiano, como saltar, agachar, levantar e empurrar, que ajudam a prevenir contra lesões e a realizar atividades do dia a dia.

Além da prevenção a doenças, a prática de atividades físicas pela terceira idade é um importante fator para redução dos danos causados pelo tempo, como a perda do equilíbrio, agilidade e flexibilidade, como o enfraquecimento dos músculos e a diminuição da autonomia e independência que pode gerar até a incapacidade funcional. Há um ano e meio no Estação Cidadania, o professor de ginástica funcional Edson Lopes já vê as transformações dos alunos com mais idade que participam das suas aulas.

“O funcional é um exercício que envolve praticamente todas as modalidades, trabalhando a coordenação motora, equilíbrio, força e resistência. Temos, aqui, de crianças a idoso de 84 anos fazendo aula com a gente. Os mais velhos têm suas limitações, mas fazem tudo adequadamente com a nossa orientação. Gosto de ver a transformação deles. Muitos vieram da época da pandemia, quando estavam muito sedentários, com muitas comorbidades e, hoje, os vejo melhorando sua qualidade de vida e sua saúde”, destaca o professor.

Aluna desde a inauguração do complexo esportivo, Quitéria da Conceição Silva, moradora do bairro, elogia o espaço e destaca os principais fatores para frequentar o local. “Aqui, a gente adquire mais saúde e uma melhor qualidade de vida. Venho todos os dias pela manhã e pela tarde. Também gosto de todos os professores, que são muito atenciosos com a gente”, conta.

Moradora do Parque São José, a aluna Rosa Maria Santana Santos conta que conheceu o ginásio em outubro do ano passado e desde então, com as atividades físicas, percebe cada vez mais melhorias na sua saúde.

“Sempre que eu ia levar meu menino na escola, via esse espaço. Um dia, entrei, peguei informações, me inscrevi e, desde então, tenho vindo. Melhorou muito minha vida porque eu tinha dores no joelho e nos ombros e, devido aos exercícios que pratico aqui, as dores sumiram”, afirma ela, que se exercita de segunda a quinta-feira.

Assim como Quitéria e Rosa Maria, outra aluna assídua é dona Silmara, moradora do Jardim Centenário, que conheceu a Estação Cidadania através das amigas. Ela conta que através dos exercícios físicos praticados no espaço, tem adquirido força e agilidade para cuidar da família.

“Quando passei por aqui tinha uma vaga disponível, então, passei a frequentar em dois dias na semana. Agora já estou vindo quatro vezes por semana e estou gostando muito. Antes, eu tinha muita dor nas costas, problema de coluna e, agora, estou bem melhor. Tenho um neto autista e meu marido está doente, então preciso ter força para cuidar deles. Estou amando muito, os professores são muito bons, não pretendo sair nunca”, frisa.

Fomento à prática esportiva
A Estação Cidadania conta com uma ampla estrutura, resultado de um investimento de R$ 6 milhões, com pista de atletismo e de salto em distância, parque infantil, vestiários, enfermaria e um campo de futebol em grama. E, além de ginástica funcional, também oferece aulas de atletismo, futebol, voleibol, basquete, lutas marciais, entre outras modalidades esportivas.