Aracaju levará 178 propostas para a Conferência Estadual de Saúde

Saúde
30/03/2023 23h00
Início > Noticias > 99639

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), finalizou na noite de quinta-feira, 30, a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Aracaju, que reuniu trabalhadores, gestores e usuários da saúde aprovaram 178 propostas, mas pelo regimentos somente 144 propostas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, e também elegeram 136 delegados que irão representar Aracaju.

O evento abordou, de maneira democrática, a elaboração, a apreciação e a deliberação de propostas sobre políticas de saúde para a capital sergipana. De acordo com o diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota, o intuito da participação nos dois dias da Conferência foi salvaguardar todos os ditames preconizados no Regimento.

“Tivemos algumas intercorrências que foram dirimidas e outras que ainda serão avaliadas, mas nosso maior objetivo é sempre fazer valer os anseios da sociedade através do controle social, que é um dos compromissos da gestão e sempre com a participação efetiva da população e dos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]”, explica.

A Conferência teve o tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. No segundo e último dia da programação, houve ainda apresentação do grupo MusiCaps, com integrantes e usuário do Centro de Apoio Psicossocial (Caps AD Primavera).

Conferências Locais
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, conjuntamente, usuários, trabalhadores e gestores discutiram, ouviram e buscaram estratégias para aprimorar ainda mais a oferta dos serviços de saúde na capital.

“Todas as propostas foram construídas nas Conferências Locais, ou seja, em cada localidade em que existe uma das 45 Unidades Básicas de Saúde [UBSs], onde houve uma discussão sobre propostas para os temas debatidos neste ano. Foram elaboradas as propostas prioritárias de cada uma das Unidades e aprovadas, aqui na 12ª Conferência Municipal, as que serão levadas para a Conferência Estadual, abrindo perspectivas de garantia de direito à saúde para todos”, enfatiza.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, Augusto Couto, reforçou que todas as propostas aprovadas serão deliberadas a nível estadual e federal. “As 178 propostas vão compor o relatório consolidado de trabalho desta Conferência. Além disso, 136 delegados foram selecionados, sendo 68 usuários, 34 trabalhadores e 34 gestores que serão enviados para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que está prevista para ocorrer de 23 a 25 de maio deste ano e integra a etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023”, reforça.