Vacinação nas escolas impulsiona proteção contra poliomielite em Aracaju

Saúde
31/03/2023 15h16
Início > Notícias > Vacinação nas escolas impulsiona proteção contra poliomielite em Aracaju

Para ampliar o acesso à vacinação contra a poliomielite, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) distribuiu as vacinas em pontos estratégicos da capital. Até o momento, Aracaju já atingiu 97% do público-alvo a ser vacinado. A principal estratégia foi a descentralização dos locais de vacinação, que tornou possível vacinar 31.648 crianças de 1 a 5 anos. A expectativa é vacinar todas as pessoas aptas a tomarem a vacina contra a poliomielite, ou seja, um público de 32.464 crianças.

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, o resultado da capital é fruto de ações para estimular a imunização, como a disponibilização do serviço de vacinação nas escolas municipais e particulares; nos três shoppings e nas 45 Unidades Básicas de Saúde.

"Temos um programa de vacinação focado no usuário, em facilitar o acesso ao imunizante. Desenvolvemos estratégias descentralizadas de forma constante para elevar a taxa de imunização das vacinas de rotina não somente nas campanhas. No caso da polio, focamos nas ações fora da Unidade, em escolas e shopping, para atingir a meta", afirma.

A coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, enfatiza que as estratégias para atingir a população vacinável foi ampliar a oferta em diversos pontos da capital. “Nossas estratégias foram disponibilizar a vacina de poliomielite nas escolas municipais e particulares, nos três shoppings da capital na semana e aos sábados, além das 45 unidades básicas de saúde. É importante ressaltar que a vacinação continua nos mesmos locais”, pontua.

Para atingir o público-alvo da vacinação, as escolas foram fundamentais nesse processo. A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Aline Vieira, explica que as escolas municipais e estaduais já estão inseridas no plano de ação das campanhas de vacinação ao longo do ano, porém, este ano, as escolas particulares puderam se cadastrar para melhor atender o público da educação infantil. Em 2022, foram 45 escolas municipais e 58 particulares. Este ano, foram 13 escolas municipais e 20 particulares.

“Nós criamos mais uma estratégia de ação que é entrar nas escolas particulares para oferecer um acesso a mais para a população. Por exemplo, pais e responsáveis que não conseguiam sair do trabalho para ir até uma unidade de saúde ou ao shopping aos finais de semana vacinar as crianças, tiveram a possibilidade de vacinação da poliomielite na escola. As unidades de ensino se cadastraram e fizemos uma pactuação de datas”, explica Aline Vieira.

Vacinação
Continua disponível a vacinação contra a poliomielite nas escolas municipais e particulares inseridas na campanha de vacinação; nos três shoppings da capital, de segunda a sábado, das 10h às 16h; e nas Unidades Básicas de Saúde, a vacina está disponível das 8h às 16h. Há UBSs em que o horário é das 8h às 18h, sendo necessário o usuário verificar com a equipe da unidade.