Prefeitura promove mais uma ação de conscientização ambiental no bairro Lamarão

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2023 18h05

A Prefeitura de Aracaju promoveu na manhã desta sexta-feira, 31, uma ação de conscientização sobre a preservação dos manguezais para crianças e adolescentes dos bairros Lamarão, Dom Luciano e Soledade. A iniciativa faz parte do programa municipal “Construindo para o Futuro” e foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, junto à equipe da Unidade de Coordenação do Programa (UCP), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da empresa Diagonal Social.

A iniciativa de educação ambiental é uma forma de orientar a população acerca da importância da preservação ambiental e para instruir sobre a criação da Unidade de Conservação (UC) no bairro. Durante a ação, foram discutidas as questões ambientais que permeiam a região, como preservação do mangue e conscientização sobre o uso da água, além do lançamento da Cartilha do Meio Ambiente, que trata sobre o cuidado e a conservação com o manguezal.

De acordo com a engenheira florestal e coordenadora ambiental do Programa de Requalificação “Construindo para o Futuro”, Heloísa Souza Rodrigues, orientar crianças e adolescentes, principalmente aquelas inseridas no territorial da obra de construção da avenida Perimetral Oeste, é uma forma de germinar a semente da sustentabilidade, pois estes repassarão de forma mais simples e lúdica às suas famílias.

“A gente costuma dizer que as crianças e os jovens são a sementes do amanhã. Então, nessas atividades tentamos justamente trazer essa sementinha do cuidado e da conservação do meio ambiente, principalmente aqui do manguezal do Lamarão, para que eles possam germinar, que eles possam crescer, se fortalecer e ser também, como a gente fala, disseminadores do meio ambiente”, detalha Heloísa.

A participação dos jovens durante o projeto aconteceu de forma satisfatória. A assistente social da Diagonal Social, Ayara Wanderley, explica que a atividade desenvolvida faz parte dos eixos trabalhados pela Diagonal Social para garantir a educação socioambiental à população que mora próximo aos locais de execução das obras da Perimetral.

“A gente está trazendo um tema muito importante porque a Perimetral Oeste tem uma ligação muito forte, o conjunto habitacional que está sendo criado tem uma Unidade de Conservação ao redor. Então, é um tema que vai ser trabalhado hoje com adolescentes, vai ser trabalhado depois com todos os outros públicos possíveis, porque é um tema que está dentro do nosso escopo técnico e a gente precisa plantar essa semente aqui nos jovens e, assim, eles levam pra casa e levam esse tema de uma forma muito leve a partir de uma apresentação que seja mais lúdica,  para que não seja apenas uma informação que não gere uma repercussão na vida deles”, pontua Ayara Wanderley.

Esse trabalho mais lúdico e dinâmico foi bem recebido pelas crianças e adolescentes que participaram da ação, como a adolescente Nayara Raimunda dos Santos, de 14 anos, que elogiou o projeto e destacou a importância do cuidado com o meio ambiente. “Acho que é importante e necessário, aprendi muito com o teatro sobre a preservação, porque não só as crianças, mas também as pessoas mais velhas estão poluindo o meio ambiente, então projetos como esse são importantes", conta.

Assim como Nayara, a adolescente Anne Beatriz, de 14 anos, elogiou a iniciativa e a cartilha distribuída sobre a importância da preservação do mangue. “Achei muito legal as pessoas aprenderem sobre o meio ambiente, sobre os manguezais e também sobre a cultura do local. Achei legal saber sobre o mangue, sobre a natureza e que lá tem vida”.

O trabalho com a comunidade é uma forma de garantir esse diálogo e a transparência sobre o que está sendo realizado pela Prefeitura de Aracaju on âmbito do programa Construindo para o Futuro, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o coordenador do Cras, Reginaldo Vieira, ações como essa fortalecem a união entre o Cras e a comunidade.    

“Essa atividade, hoje, é significativa porque a gente acredita que os adolescentes que participam aqui do serviço de fortalecimento de vínculos são multiplicadores, as formações que recebem aqui eles levam para suas  famílias, para a comunidade de maneira geral e isso faz com que essa informação que está sendo passada aqui seja difundida, entre na comunidade, e essa é a importância do trabalho do Cras, a gente fica muito satisfeito quando a comunidade participa e traz a vida para o Cras, porque nós não somos nada sem a comunidade”, relata o coordenador.