Agilidade da Prefeitura garantiu celeridade à regularização da coleta domiciliar

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2023 17h02

Em uma verdadeira ação de força-tarefa, a Prefeitura de Aracaju, por meio das equipes operacionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conseguiu, em apenas dois dias, regularizar a coleta do lixo domiciliar na capital, que passou dois dias suspensa em decorrência da interdição imposta pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) ao aterro sanitário instalado no município de Rosário do Catete, que recebe os resíduos sólidos recolhidos em Aracaju.

Através de uma ação da Procuradoria-Geral do Município, o Tribunal de Justiça de Sergipe TJSE concedeu decisão favorável à Prefeitura de Aracaju, suspendendo a interdição do aterro sanitário por 90 dias. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que, diante da situação, a preocupação naquele momento era o acúmulo de resíduos em período que antecede as chuvas. Ele conta também que, tão logo o aterro foi desinterditado, a Emsurb já tinha todo o planejamento mapeado para atuar nos pontos de maior recebimento de resíduos, como por exemplo, nas proximidades dos grandes bairros e grandes condomínios.

O presidente da Emsurb explica ainda que Aracaju produz, em média, 650 toneladas de lixo por dia, mas que, na segunda e terça-feira, o quantitativo é bem maior, pois há um grande acúmulo durante os finais de semana. Todo o resíduo acumulado nos dois dias de paralisação do serviço afetou, principalmente, as zonas Norte e Sul de Aracaju. Segundo dados da Emsurb, durante a força-tarefa foram coletadas 1.563 toneladas de lixo na quarta-feira, e 1.764 toneladas, na quinta-feira, totalizando 3.327 toneladas de resíduos domiciliares em apenas dois dias.

Além da força-tarefa nesses locais de maior acúmulo de resíduos, foi realizada também a coleta regular nos bairros. “A gente chamou a empresa que realiza a coleta e que, por decisão própria, vendo a preocupação da cidade e querendo também a regularidade do serviço, aumentou a quantidade de caminhões de 26 para 40, quantitativo superior à reserva técnica. Isso nos ajudou de maneira fundamental para que, já na sexta-feira, pudéssemos estar com a coleta toda regularizada”, disse.

A agilidade com que a Emsurb conseguiu resolver a coleta dos resíduos acumulados nos dois dias de paralisação gerou uma maior tranquilidade para a população aracajuana, como destaca o presidente da empresa. “Isso demonstra o quanto nós levamos a sério o serviço de limpeza pública aqui na Emsurb, desde a presidência até o nosso último fiscal. É um olhar preocupado em entregar um serviço de excelência e qualidade para a cidade”, enfatiza Bruno Moraes.