Prefeitura conclui mais um curso profissionalizante ofertado à comunidade das Mangabeiras

Assistência Social e Cidadania
31/03/2023 18h00

Com o objetivo de capacitar as famílias beneficiadas com as moradias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), realizou na tarde desta sexta-feira, 31, o encerramento do curso de informática básica, realizado em parceria com o Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM), que cedeu o espaço para a ministração das aulas. 

O curso, com carga horária total de 70 horas, contou com 20 participantes e foi realizado pelo PTS que é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Secretaria da Assistência Social. A atividade integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia, do Governo Federal. 

A técnica responsável pelo PTS, Patrícia Oliveira, destaca que o curso foi um sucesso e o público já deseja realizar o avançado de informática, sem contar que é uma oportunidade de capacitar os moradores para o futuro. 

"Foi um trabalho muito exitoso porque praticamente 80% da turma é de jovens. O que nós vemos com isso é que pessoas com essa idade estão muitas vezes na ociosidade, e aí quando você traz esses jovens pra fazer um curso de informática básica, eles acabam despertando algo e vemos o interesse deles já em fazer o curso avançado de informática, foi um sucesso muito grande. E isso tudo através do projeto de trabalho social aqui implantado no Residencial Mangabeira Irmã Dulce dos Pobres", destaca. 

O estudante Maqdiel Siqueira Pereira, 25, afirma que participar do curso foi de grande importância para seu desenvolvimento profissional e pessoal, visando oportunidades no futuro.

"Foi um curso surpreendente, achei incrível, pude aprender muita coisa, evoluir profissionalmente e como pessoa. Essas questões de comunicação e tecnologia vão me ajudar demais nas vendas, área na qual quero trabalhar e a partir daqui participar de outras oficinas. Todo curso nos ajuda, então quanto mais pudermos nos qualificar, melhor", diz. 

A dona de casa Márcia Cristiane Santos, 35, diz que fazer o curso de informática era um sonho antigo e essa foi a primeira oportunidade que teve de se capacitar na área. Para ela, foi muito mais que uma realização. 

"Esse curso de informática foi um grande desafio pra mim, devido a minha idade, já que estava me achando velha pra começar a fazer esse curso, porque era um sonho de adolescência. Infelizmente, por condições financeiras, não pude ter feito antes e agora tive essa oportunidade, então eu agarrei com todas as forças essa oportunidade. Hoje estou com meu certificado, graças a minha insistência e estou realizando o sonho. Queria agradecer a toda a equipe que nos proporcionou esse curso", afirmou feliz.