Defesa Civil: alertas de criticidade alta serão apresentados na tela inicial do celular

Defesa Civil
03/04/2023 12h50

Nesta segunda-feira, 3, os telefones cadastrados no Serviço de Alerta por SMS - 40199, da Defesa Civil, receberam uma mensagem com divulgação de um novo recurso. Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção Defesa Civil, o sistema Flash SMS possibilitará a exposição do alerta diretamente na tela do celular, para situações de severidade muito alta.

Em fase de teste, o serviço representa um incremento do sistema de alerta, que visa informar e orientar a população. "Esse recurso contribuirá com os alertas para situações que representem risco potencial de danos humanos, materiais e ambientais", frisa o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.

A mensagem será exibida em tela cheia, no celular, de forma similar a um "pop-up". O usuário não precisará interagir ou acionar qualquer link ou botão, a visualização será imediata e a mensagem será descartada automaticamente ao ser fechada.

Aracaju, que possui mais de 54 mil contatos telefônicos cadastrados para receber os alertas via SMS, está entre as cidades selecionadas para fazer parte do projeto piloto. A iniciativa se soma aos demais recursos e ações que promovem a prevenção de risco na capital.

Cadastro

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e objetiva manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.