Defesa Civil de Aracaju registrou 94 ocorrências em março

Defesa Civil
03/04/2023 18h00

Março, mês que antecede a quadra chuvosa, em Aracaju, chegou ao fim com acumulado de 246 milímetros (mm) de chuva, de acordo com os pluviômetros do sistema ClimAju. Os dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), revelam que o mês manteve a tendência de superação da média histórica, no que se refere ao acumulado de chuva.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta os impactos do trabalho realizado pelos órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju.

"Esse trabalho, que compreende planejamento, preparação e prevenção, resulta em uma rápida resposta frente aos impactos das chuvas e contribui, de maneira significativa, para a ampliação do nível de resiliência da capital. Nesse sentido, no dia 10 de março, apresentamos as atualizações do Plano de Contingência, que direcionam o trabalho coordenado pela Prefeitura de Aracaju, para enfrentamento às situações adversas que possam ocorrer, em especial, durante a quadra chuvosa", destaca.

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o volume acumulado está dentro do previsto. "É superior à média histórica, de 118,6 mm, porém inferior à média do ano de 2022, que foi de 341,9 mm", revela Robson Rabelo, acrescentando que a maior incidência de precipitações, ao longo do mês, foi registrada no bairro Porto Dantas.

Nesse período, o órgão atuou no atendimento a 94 ocorrências, das quais 71,3% são referentes a avaliações de riscos de colapso estrutural, o que corresponde a 67 atendimentos dessa natureza. Além disso, ao longo do mês, foram emitidos três alertas, sendo dois para chuvas intensas e um para maré alta, que atingiu 2,3 m nos dias 20, 21 e 22.

Das ocorrências atendidas, treze resultaram em interdição dos imóveis. Foram contabilizados três colapsos parciais de estruturas, na capital. As três ocorrências de desabamento resultaram em cinco vítimas, sem risco de morte.

Para as demais solicitações atendidas pelo órgão, houve emissão de notificação, para sete delas; outras cinco resultaram em emissão de Relatórios de Avaliação de Risco (RAR); e para outras treze o Relatório de Vistoria Técnica (RTV).

O coordenador da Defesa Civil da capital salienta que as ocorrências de risco de desabamento e de colapso estão entre as de maior número de registros no serviço emergencial 199. "Essa tem sido uma característica do período com maior incidência de chuva. Além disso, as áreas de risco para alagamento e deslizamento de terra foram monitoradas constantemente pelo órgão, com observação de quatro movimentações de massa", ressalta Robson Rabelo.

Abril

O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), indica que, para o mês de abril, é esperado que as chuvas fiquem dentro da média histórica, que é de 192,3 mm. "Tendo em vista que nós entramos na quadra chuvosa, são esperados maiores volumes de chuva, porém dentro da média do que vem ocorrendo nos últimos anos para esse período", enfatiza o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.

Serviço emergencial 199

O serviço está disponível 24 horas para atendimento à população, que deve solicitar uma avaliação de risco diante de situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encosta de morro, risco de desabamento, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras, risco de queda de árvore, alagamentos ou inundações.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.