Prefeitura e representantes do Turismo discutem melhorias para o Chica Chaves

Serviços Urbanos
03/04/2023 19h06

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), recebeu, na tarde desta segunda-feira, 3, representantes da Frente Parlamentar do Turismo, do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur) e da Secretaria do Estado do Turismo (Setur). O objetivo do encontro esteve pautado em ouvir demandas relacionadas ao Centro de Artesanato Chica Chaves, como também discutir iniciativas que visam fazer com que mais sergipanos e turistas conheçam o trabalho desenvolvido pelo espaço, localizado na Orlinha do Bairro Industrial, na zona Norte da cidade. 

Durante a conversa, na qual também esteve presente uma das representantes das artesãs do Chica Chaves, foram tratadas questões envolvendo um reforço para a segurança do local, o qual já conta com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em seu patrulhamento, suporte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), quanto ao tráfego de visitantes, bem como da possibilidade de retomada de um atracadouro para passeios de Catamarã e Tototó. Além disso, outro ponto tratado na reunião diz respeito à participação das artesãs em feiras do segmento, realizadas em regiões turísticas da capital, com o apoio da Emsurb, a exemplo do Parque da Sementeira e Orla da Atalaia.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, detalhou as demandas solicitadas e reforçou que as mesmas receberão a devida atenção do município, através dos órgãos relacionados. “A preocupação da reunião era alinhar alguns pontos que trarão uma visibilidade ainda maior para o Chica Chaves, todos pensados no viés do turismo. Então, ficou definido que, no tocante às atribuições da empresa municipal, nós iremos disponibilizar uma banca nas feiras que são deliberadas por aqui, com a autorização de uso do espaço público, para que as artesãs do Chica Chaves possam participar, como uma forma de incentivo e divulgação do próprio centro de artesanato”, pontuou o gestor. 

O vereador Sargento Byron, que participou das discussões, comentou sobre o empenho do município em traçar soluções que tragam ainda mais benefícios para os artesãos e ao setor de turismo. “A gente fica muito feliz, enquanto Frente Parlamentar do Turismo, dando nossa contribuição  e estreitando as relações entre os empreendedores e o poder público municipal. A partir desta reunião, a gente já pode dizer que vai ser agendado com a Secretaria Municipal do Turismo, para ver como eles podem fortalecer essas ações. Além dos espaços que serão criados na orla e em demais pontos, graças a Emsurb, que foi muito solícita nessa demanda para que os poucos artesãos que continuam no local, resistindo, possam ter a retomada de suas atividades”, explicou. 

O sucesso nas tratativas também foi comentado pelo vereador Fabiano Oliveira, que detalhou os alinhamentos para o encontro e ressaltou o apoio dado pelo município para buscar um atendimento que resulte em mais melhorias para o Chica Chaves.

“O encontro com as artesãs foi iniciado na Câmara Municipal de Aracaju, através do vereador Isac Silveira. Eu, como representante da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara, sugeri a nossa vinda à Emsurb para debater junto com o presidente Bruno e os representantes do trade, uma saída para fomentar ainda mais o turismo no Espaço Chica Chaves. Foi muito importante reunir cabeças pensantes e gabaritadas quando o assunto é turismo para que a gente possa abrir leques e pensar além. Enquanto empresário do setor de eventos, coloquei os eventos que faço à disposição dos artesãos para comercializar e panfletar. Quero ajudar. Foi a nossa primeira reunião e teremos outras ainda. Mas o primeiro passo foi dado. Agora, é fazer um planejamento e reunir com mais pessoas do setor para somar esforços”, relatou.

Para a presidente do Singtur, Irma Karla, o quesito segurança está entre os principais temas discutidos e que ajudarão a incrementar o comércio de artesanato na região. “A ideia é ativar a orlinha com várias ações, sejam elas com artesãos do local, música, entre outros. Mas, pra isso, a gente precisa de mais segurança no local para que possamos estar dando ênfase nesta parceria com as artesãs. Portanto, digo que a reunião de hoje foi muito produtiva, com todos os órgãos, incluindo a GMA e o Turismo do município, que mesmo sem poderem estar presentes, se colocaram à disposição para solucionar o que for preciso”, detalhou. 

A assessora de Turismo da Setur, Léa Duarte, demonstrou satisfação com o encontro e as discussões para o impulsionamento do espaço. “A gente tem que parabenizar toda ação que venha para fortalecer o nosso artesanato e a nossa cadeia produtiva do turismo. Neste momento, a gente trata de algumas dificuldades das artesãs do Chica Chaves e é muito bacana quando o pessoal dessa cadeia procura as pessoas certas. Fiquei muito feliz de termos sido chamados para fazer parte desse momento”, pontuou.

“Buscamos o apoio da Prefeitura de Aracaju e dos demais representantes, pois o Chica Chaves é um espaço bonito e que não podemos desprezar. Estou muito feliz após a reunião de hoje, pois o objetivo era justamente o de começar a planejar ações. Foi excelente e valeu a pena”, comenta a artesã, Denise Pereira Santana.