Prefeitura prestigia posse de Mesa Diretora do TRF5

Procuradoria
04/04/2023 12h47

Em solenidade concorrida no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife (PE), o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na posse da nova Mesa Diretora da Corte de Justiça Federal, composta pelo presidente, o desembargador federal Fernando Braga Damasceno; a vice-presidente, a desembargadora federal Germana Moraes; e o corregedor regional da Justiça Federal da 5ª Região, o desembargador federal Leonardo Carvalho. O trio de magistrados irá compor a Mesa Diretora da Corte para o biênio 2023-2025. 

"Com muita honra representei o prefeito Edvaldo Nogueira na posse da nova diretoria da Justiça Federal da 5ª Região, saudando os três desembargadores que terão um grande desafio no próximo biênio.  É a primeira mesa diretora no Brasil pós-pandemia. Certamente, enfrentarão muitos desafios na resolução de conflitos represados, num Judiciário cada vez mais influenciado pela tecnologia, pelos números. Encontrar o equilíbrio entre essas mudanças e a solução dos problemas das pessoas segue sendo uma das missões mais nobres dessa nova gestão”, diz o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso.

Num discurso autodescritivo e objetivo, o novo presidente do TRF5, Fernando Braga Damasceno, apontou as prioridades da gestão. “Há muito tempo gosto de pensar o Judiciário. Testemunhei de perto a verdadeira revolução que o judiciário brasileiro passou nos últimos 20 anos, marcado pela inovação tecnológica e pela transição do juiz artesão, solista, para a do juiz gestor, maestro. Mas, penso que há muito a evoluir ainda. Assim, estão entre as minhas diretrizes apoiar as ações formativas dos nossos juízes; incentivar a produção de conhecimento seguro no âmbito de laboratórios de inovação e centros de inteligência; investir cada vez mais em tecnologia como forma de otimizar o tempo do juiz, que é o recurso mais precioso do Poder Judiciário, especificamente em relação ao caso segundo grau, onde esse ativo se mostra mais escasso; tentar apressar a equalização entre os colegas novos e antigos”, pontuou. 

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; além de deputados federais e estaduais; procuradores da República; defensores públicos; e presidentes de Tribunais de Contas. De forma remota, o desembargador federal sergipano Vladimir Souza Carvalho também prestigiou o evento.