Saúde de Aracaju disponiliza fluxo de atendimento para diagnóstico de câncer de mama

Saúde
04/04/2023 15h59

Para garantir à população aracajuana o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Saúde (SMS), disponibiliza um fluxo de atendimento na rede municipal para a prevenção da doença.

“Nossas usuárias, residentes em Aracaju, que apresentarem alguma alteração na mama como nódulo, dor, vermelhidão, presença de secreção no mamilo, podem dirigir-se a uma unidade básica de saúde mais próxima. Nas 45 UBSs, nós temos médicos, enfermeiras e enfermeiros aptos a fazerem o exame clínico das mamas. Caso seja identificada qualquer alteração, a paciente será encaminhada diretamente, com agendamento via sistema, para o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher”, detalha a referência técnica da Área da Mulher da SMS, Léa Matos

Em 2022, a Saúde de Aracaju registrou 1.020 casos positivos de câncer de mama e 44 óbitos na capital. No Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), somente no ano passado, a Prefeitura de Aracaju realizou 3.711 consultas com mastologista, profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças das mamas; e mais 657 procedimentos, dentre os quais biópsia, punção e drenagem de abscesso.  

Léa Matos explica que após a avaliação, observando a necessidade de realização de biópsia, a usuária fará o procedimento no Caasm. “De posse do resultado confirmando essa alteração, com o relatório médico e o resultado da biópsia em mãos, a usuária será encaminhada para o ambulatório de oncologia do Hospital Cirurgia, do Hospital João Alves ou do Hospital Universitário, que funcionam como porta aberta para esses casos e onde ela também terá acesso ao início do tratamento”, afirma.

O Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher fica localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), na rua Bahia, s/n, bairro Siqueira Campos. Para outras informações o contato é 3711 0900 ou 3711 0915.