Oficina Caminhos da Improvisação é realizada na Galeria Álvaro Santos

Cultura
04/04/2023 17h09

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoveu nesta terça-feira, 4, o workshop “Caminhos da Improvisação”, com o saxofonista Marcelo Martins, renomado instrumentista brasileiro. Após a oficina, que foi realizada na Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na praça Olímpio Campos, o público prestigiou uma apresentação da banda sergipana Jazzlação Premiada.

Sob o olhar atento dos participantes, Marcelo contou um pouco sobre a sua experiência com a música instrumental, explicou sobre o estudo teórico da música e a importância da arte de saber ouvir e utilizar a intuição na área musical, além de relembrar a experiência em retornar a Aracaju após sete anos.

“É importante trazer pessoas não só para tocar, mas para ensinar também. Eu sinto uma coisa muito familiar, assim muito legal aqui e eu adoraria vir aqui mais vezes, tenho certeza que muitos músicos do Brasil inteiro iam gostar de vir também, fazer conhecimento, de se apresentar e isso movimenta a atividade musical na cidade”, destaca o saxofonista.

Rodrygo Besteti, um dos integrantes da banda sergipana Jazzlança Premiada e participante da oficina, reconhece a importância de o poder público promover esse tipo de ação, músico-didática, pois "faz uma diferença enorme e marca gerações". 

"Se a gente olhar ao redor, a gente vai ter público de professores de conservatório, de alunos da Universidade Federal, tem público aqui de músicos que atuam no mercado sergipano. Então, é muito importante essa ação que propicia a democracia no processo de acesso ao ensino e aprendizagem em música. É  uma honra pra gente, por ser músico sergipano, fazermos parte da Jazzlação Premiada, que são um grupo, um coletivo, um conceito, uma junção de músicos e está com mais um músico que entende esse processo dentro de uma partilha muito importante pra gente”, relata Rodrygo.

A troca de conhecimento promovida através do workshop foi muito bem aceita pelo público, que foi até a Galeria Álvaro Santos com expectativa positiva não só para adquirir conhecimento, mas também para prestigiar o artista nacional.

“A iniciativa foi muito boa e eu fico muito feliz em estar aqui fazendo parte desse projeto, espero que aconteçam outros eventos e com mais frequência para a gente. Vou levar a experiência de estar ouvindo de perto um músico conhecido internacionalmente, que é o Marcelo, e aplicar o que ele está ensinando para a gente na nossa jornada”, conta o trompetista Ismael Pereira, músico há 16 anos.

Assim como Ismael, o músico Lucas Campelo, no ramo há 15 anos, elogiou a organização do evento e a promoção da cultura e mostrou bastante entusiasmo em estar participando da oficina e principalmente em poder experimentar essa troca de experiência com músicos que o público admira.

“Eu acho que uma das melhores coisas que esses momentos propiciam pra gente é poder ter o convívio com a pessoa que a gente admira. É uma pessoa que é igual a gente, mas que através das vivências dele, das experiências profissionais, ele pode trazer um olhar novo pra música que existe dentro da gente, que conecta a gente também, disse o músico ao destacar que projetos como esse "são fundamentais para o fomento da nossa própria cultura e para o fomento da importância que a educação musical faz na vida das pessoas também".

Para Bianca Leite, coordenadora administrativa da Galeria, unidade gerida pela Funcaju, a realização de eventos desse tipo é uma das estratégias da gestão municipal para garantir a promoção da cultura à população de Aracaju.

“Estamos muito felizes e honrados em receber esse evento para fluir sobre música, sobre arte. Nós estamos recebendo um músico de renome internacional, ele canta com vários parceiros importantes do cenário musical do Brasil e até do exterior. Então é muito importante a população ter acesso ao conteúdo que ele ensina”, declara a coordenadora.