Prefeitura inicia quarta edição da Feira de Pescados de Aracaju

Serviços Urbanos
04/04/2023 11h00
Início > Notícias > Prefeitura inicia quarta edição da Feira de Pescados de Aracaju

“Eu parabenizo a Prefeitura de Aracaju por mais uma edição da Feira de Pescados, pois, graças ao apoio dos órgãos responsáveis, este ano temos uma estrutura impecável para comercialização dos nossos pescados e também mais um estímulo para o aumento das vendas na Semana Santa”. A fala reflete o entusiasmo de uma das comerciantes mais antigas do mercado central de Aracaju, Alda Maria, que há 35 anos comercializa iguarias do mar.

Em sua quarta edição, iniciada nesta quarta-feira, 5, a tradicional Feira de Pescados é realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), na praça Hilton Lopes, localizada entre os mercados Maria Virgínia Leite Franco e Thales Ferraz, na área central da capital.

Para quem não dispensa o consumo de peixes e mariscos no feriado da Semana Santa, a feira é uma ótima opção, pois reúne uma variedade de peixes, crustáceos e mariscos com qualidade, segurança e fiscalização do órgão público.

São 80 bancas à disposição do consumidor. Além desta feira, outras dois serão iniciadas ainda esta semana: uma no Bugio e a outra no bairro América. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica sobre o processo de gestão desse encontro que une a tradição do povo aracajuano e o trabalho dos comerciantes durante o período.

"Tudo foi organizado e preparado para que possamos garantir um local adequado, no qual as pessoas possam ter mais tranquilidade na realização das suas compras, especialmente do pescado, tradicional produto consumido neste período”, explica.

Com o início da Semana Santa, a aposentada Isabel Maria dos Santos, de 62, relata que aproveitou o primeiro dia de feira para garantir o almoço da Sexta-feira da Paixão. Para ela, comprar na Feira de Pescados é vantajoso, porque o ambiente é arejado, a variedade é maior e os produtos são frescos. “Essa é a segunda vez que compro aqui e gosto bastante, já achei os meus peixes prediletos: a pescada vermelha e o robalo. Agora fica fácil preparar os pratos suculentos durante esse momento” comemora.

Com o propósito de impulsionar o comércio de pescados, a Feira é uma iniciativa importante para a vendedora Thayane Elaire, de 30 anos, que começou a trabalhar cedo para sustentar os filhos e  conquistar a independência financeira. "Essa iniciativa trouxe acolhimento para o feirante junto a essa estrutura e fiscalização que nos ajuda a ter mais controle sobre as nossas vendas”, celebra.

Já virou tradição na Semana Santa em Aracaju, é vendedor comercializando mais e ganhando uma renda extra e o consumidor com peixe fresco na mesa e mais opção de compras. A estrutura foi pensada para garantir a comodidade de quem frequenta o lugar: 80 bancas, pórtico de entrada e uma estrutura completa de cobertura e limpeza.

“Além de poder contar com uma feira perto de casa, a população da cidade tem à disposição um produto sempre fresco e de qualidade, que pode ser comprado em um local confortável, limpo, com lavatórios disponibilizados no decorrer da feira, com água e sabão, para higienização da mãos e cobertura para proteger do sol a mercadoria, os comerciantes e também os clientes”, detalha o Diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.