Novos equipamentos de fiscalização eletrônica começam a autuar nesta terça, 11

Transporte e Trânsito
10/04/2023 12h24

Após o período de adaptação de mais de 30 dias, os novos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nas avenidas José Carlos Silva, nas imediações da rotatória do conjunto Orlando Dantas, e na avenida Santos Dumont, próximo à Feira do Turista, e também nos Arcos da Orla, começarão a autuar a partir desta terça-feira, 11, os condutores que desrespeitarem o limite de velocidade permitido nessas vias. Os radares foram aferidos pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça que o objetivo dos equipamentos é reduzir os acidentes e dar mais segurança ao trânsito. “Os radares novos ficaram funcionando, mas sem registrar autuações por um pouco mais de 30 dias para o período de adaptação dos condutores e, agora, a partir desta terça, os equipamentos passarão a multar quem passar acima do limite de velocidade. É uma medida necessária para reduzirmos os índices de sinistros nessas avenidas, que são de grande movimentação, ter um melhor controle do trânsito e também para conscientizar os condutores sobre a importância do respeito à legislação. Lembrando que, o bom motorista que respeita as leis e sinalizações não precisa ter receio dos radares”, disse. 


Radares em fase de adaptção
 
Depois de realizar estudo técnico, de analisar a demanda da população e o índice de sinistros de trânsito, outros novos equipamentos de fiscalização eletrônica também foram implantados nas seguintes avenidas: Euclides Figueiredo, próximo à madeireira Itabaiana; Augusto Franco, na altura do supermercado GBarbosa; e Tancredo Neves, sentido Norte, próximo à loja Toyolex. 

Este ano, de acordo com dados parciais da SMTT, foram registrados 94 sinistros de trânsito nas avenidas Tancredo Neves; 43 na Euclides Figueiredo e 26 na Augusto Franco. Em 2022, no total, foram 353, 125 e 135, respectivamente. 

Estes novos radares estão funcionando e já foram aferidos pelo ITPS, porém, durante 30 dias, para o período de adaptação dos condutores, estes equipamentos de fiscalização não registrarão autuações, como explica Renato Telles. 

“Como de costume, deixaremos os equipamentos sem emitir autuações durante um período para a adaptação dos condutores. Depois de 30 dias, as autuações passam a valer e o condutor que desrespeitar o limite de velocidade das vias será multado. As avenidas Euclides Figueiredo, Augusto Franco e Tancredo Neves são vias de grande circulação e havia uma grande demanda da população para estes locais, devido à quantidade de acidentes que acontecem por causa do excesso de velocidade dos condutores e do desrespeito às sinalizações. Fizemos estudo técnico, analisamos as demandas e instalamos os equipamentos. Nossa expectativa é que, com a fiscalização eletrônica, tenhamos um trânsito mais seguro nas avenidas”, completa o superintendente da SMTT.