Feira de Pescados chega ao bairro América nesta Sexta-feira da Paixão

Serviços Urbanos
06/04/2023 10h00
Início > Noticias > 99724

Nesta Sexta-feira da Paixão, dia 7, em que o aracajuano tradicionalmente saí em busca de pescados, os contemplados com mais uma edição da Feira dos Pescados são os moradores do bairro América, localizado na zona Oeste da capital.

Na rua Haiti, o projeto reflete o empenho da Prefeitura de Aracaju, junto à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em fortalecer a tradição religiosa por meio da venda de pescados. Para isso, a administração municipal disponibiliza 20 bancas, uma estrutura focada na facilidade de acesso e visualização do produto, além de oferecer um ambiente arejado tanto para os feirantes quanto para os comerciantes. Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a quarta edição apresenta novidades e projeção que une organização, limpeza e tradição em todos os espaços.

“O nosso diferencial é o fomento ao comércio de pescado baseado na organização. Este ano, buscamos promover, além de segurança e limpeza durante a comercialização, mais comodidade para os consumidores e, assim, refletimos o nosso compromisso com os aracajuanos em um momento tão significativo para tantas famílias, como é a Semana Santa”, ressalta Bruno.

Uma das principais celebrações do calendário cristão tem como costume o não consumo da carne vermelha, principalmente na Sexta-feira Santa. Quem também segue essa tradição é Andrea Barbosa, que encontrou na feira de pescados alternativas para as refeições e logo garantiu o seu peixe fresco. “Há uma variedade imensa de peixes e crustáceos. Dá para ver a qualidade e como estão frescos. Já adianto que está tudo tão limpinho, com preços que cabem no bolso da gente. Lá em casa é tradição ter o peixe ao molho", explicou.

Com a alta nas vendas durante o período, o feirante Ítalo Yuri explica que a venda de pescados na Semana Santa propicia o alcance de novos clientes torna-se mais fácil. “A gente fica mais perto dos clientes vendendo os peixes aqui. O produto vai para a sacola do cliente fresquinho, a compra é mais tranquila, graças a estrutura, que ao longo dos anos entrega o que gente precisa para trabalhar: os tanques de lixos, iniciativas para a higienização do local, um toldo que nos protege do sol e da chuva, ou seja, uma organização bacana capaz de chamar o cliente ”, destacou.
 
As feiras de pescados que estão hoje no Centro da cidade, nos bairros Bugio e América seguem até às 13h. Através da iniciativa da gestão municipal, o aracajuano tem peixe mais facilmente na mesa durante a Semana Santa, o consumidor tem a oportunidade de trabalhar mais e valorizar o seu produto e a tradição da família reunida permanece.