Aracaju registra aumento de 196% na aplicação da vacinal tríplice viral

Saúde
10/04/2023 15h37

Nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou ações de vacinação na capital e conseguiu aumentar em 196% o índice de aplicação vacinal, em relação ao mesmo período do ano passado, da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro,  foram colocadas em prática várias estratégias para aumentar a cobertura vacinal. Porém, ressalta ela, a colaboração da sociedade é fundamental para garantir o sucesso do avanço da vacinação.

"Em relação às doses aplicadas da tríplice viral, de janeiro a 31 de março do ano passado, aplicamos 1.850 doses, e depois do desenvolvimento de ações estratégicas, como a busca ativa de crianças, atualização do cartão vacinal, vacinação nas escolas e creches, Dia D de intensificação vacinal, e intensificação dos pontos de vacinas em locais estratégicos quase que triplicamos a quantidade de doses aplicadas, chegamos a 5.472, ou seja, um aumento de 196%”, explica Larissa.

Outros imunizantes apresentaram crescimento de 2022 para 2023, a exemplo da Meningo ACWY, que passou de 1.013 imunizados para 1.965 e Hepatite B, que chegou a 13.368 imunizados contra 10.599 do ano anterior.

Estratégias
Foram realizadas várias ações de mobilização para aumentar a cobertura vacinal, como a vacinação de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, nas escolas e creches municipais e também nas escolas particulares da capital; nos três shoppings do município, de segunda a sábado; e a realização de dias de intensificação aos sábado para mobilização geral na cidade.

“Vivenciamos um momento em que as fake news circulam vastamente, o que prejudica ações como a vacinação. É necessário destacar que as vacinas são seguras, sim, e os pais e responsáveis precisam ter segurança quanto a isso. Existe a validação da Anvisa e do Ministério da Saúde”, reforça a coordenadora.

Quem pode e onde vacinar
A vacina tríplice viral faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante está disponível para pessoas com até 59 anos de idade e recomenda-se duas doses até os 29 anos e uma dose para o público ainda não vacinado, na faixa etária dos 30 aos 59 anos.

A rede municipal de saúde de Aracaju disponibiliza 45 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira. Para vacinar basta que o usuário ou responsável procure uma UBS com o cartão ou a caderneta de vacina e documento com foto. Caso não possua, basta levar documento com foto, CPF e comprovante de residência.