Outono viral: Prefeitura orienta sobre cuidados com doenças comuns nesta estação

Agência Aracaju de Notícias
18/04/2023 15h16

O outono é marcado pela transição do verão para o inverno, por isso apresenta variações nas temperaturas climáticas, apresentando dias mais quentes e dias com grande intensidade de chuva e frio. Conhecido como outono viral, esse período, de tempo seco e frio característico da estação, traz consigo um aumento na incidência das doenças respiratórias como gripes e resfriados causados pela mudança de temperatura e pela permanência prolongada em ambientes fechados.

Para evitar a proliferação de vírus durante essa temporada de grande incidência de infecções respiratórias, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta a população acerca das precauções necessárias que devem ser adotadas em caso de contaminação.

De acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, é nesse período que há maior prevalência de vírus respiratórios, como influenza, adenovírus e mesmo o coronavírus, portanto, a primeira orientação é procurar atendimento médico, em caso de sintomas de síndromes gripais.

“No atendimento médico, o usuário vai ser triado para ver se tem algum sinal, algum indicativo de gravidade. Se esse paciente tem algum fator de risco para agravamento, ele vai ser orientado, inclusive, não só a fazer o tratamento ambulatorial, a depender do caso, fazer o tratamento internado, por exemplo, se for influenza, e ele vai passar pelo tratamento com o antiviral que utilizamos nos primeiros cinco dias de doença”, explica a infectologista.

Além do atendimento médico, caso os sintomas como coriza, tosse, febre, dor de cabeça ou congestionamento nasal apareçam, a orientação é que o isolamento seja feito, o uso da máscara seja adotado e que a pessoa que está apresentando os sintomas busque realizar a testagem para identificação da covid-19.

“Precisamos saber se, além do vírus influenza, responsável por causar a gripe, também possamos estar tendo aumento de número de casos de covid, ou seja, do SARS-CoV-2. E, para isso, precisamos testar porque é na testagem que a gente tem esse diagnóstico diferencial”, informa Fabrizia.

Segundo a médica infectologista, apesar do aumento de casos de influenza, o número de contaminações por covid-19 se mantém baixo, porém é necessário que a população esteja em alerta devido à facilidade de transmissão, principalmente em ambientes fechados e com baixa circulação de ar.

“Não temos observado um aumento do número de casos de covid. Temos visto o aumento do número de casos de gripe, principalmente no Sudeste, casos mais graves relacionados à influenza, mas à covid-19 não temos visto o aumento do número de casos de forma significativa, aqui, principalmente em Aracaju”, acrescenta Fabrízia. 

Vacinação

Para fortalecer o sistema imunológico e, assim, evitar a contaminação de vírus como a influenza, é necessário manter atualizado o cartão vacinal. A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza em toda a rede as vacinas contra a influenza e contra a covid-19.

“Sabemos que o vírus da gripe, a influenza, sofre pequenas mutações, então, anualmente, ela está sendo revista e nós temos a vacina atualizada, que é a vacina bivalente com as sub-variantes da ômicron, que são as cepas responsáveis por esse aumento do número de casos que temos visto na Europa, na América”, informa Fabrízia.

A infectologista alerta sobre a importância de manter essa atualização da caderneta de vacinação para reduzir o número de casos de transmissão e contaminação das doenças sazonais.

“A atualização é estratégica para manter a imunidade e minimizar a circulação do vírus do SARS-CoV-2. Para a influenza, orientamos a mesma coisa, uma pessoa atualizando anualmente a vacinação para a gripe, também está com os anticorpos em níveis suficientes para se proteger da infecção e, a depender do grupo, de um possível agravamento”, alerta a especialista.