Defesa Civil registra 77 milímetros de chuva na manhã desta terça-feira,11

Defesa Civil
11/04/2023 12h00

Nesta terça-feira, 11, Aracaju registrou pancadas de chuva com intensidade de fraca a moderada, em áreas isoladas. Somente no turno da manhã, os pluviômetros da capital, que integram o sistema ClimAju, contabilizaram volume de chuva acumulado de 77 milímetros. Nesse período, não foram registradas ocorrências relacionadas à chuva, através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, as pancadas de chuva são características do período. "A partir dos dados pluviométricos, observamos que, na manhã de hoje, em apenas uma hora, houve registro de 45,2 milímetros de chuva, no bairro Atalaia. Até o final da manhã, o acumulado chegou a 77 milímetros, com maior incidência nessa mesma localidade e no bairro Farolândia", indicou.

Apesar de não haver indicação para a emissão de alerta, o monitoramento das condições atmosféricas é realizado de maneira sistemática pela Prefeitura de Aracaju, a partir das informações dos serviços de meteorologia e dos dados atualizados pelos centros especializados. A medida preventiva auxilia na execução de estratégias voltadas à redução de riscos.

Para o mês de abril, a média histórica é de 192,3 milímetros. Até o momento, de acordo com o dados do sistema ClimAju, já foram computados, neste mês, 150 milímetros de chuva, seguindo a tendência de superação da média histórica.

Orientações

A Defesa Civil monitora as áreas de risco da capital e orienta a população sobre sinais a serem observados para evitar acidentes. "No que se refere às áreas com risco de deslizamento de terra, a população deve observar se há inclinação de árvores ou postes, escoamento excessivo na face da encosta do morro ou alterações na estrutura dos imóveis", recomenda o coordenador do órgão municipal.

Para as situações de alagamentos ou inundações, a Defesa Civil orienta a população não transitar em locais onde exista uma lâmina d'água que impeça a visualização do chão. "Essa medida previne acidentes", frisa Robson Rabelo.

Em situações de emergência, é importante acionar a Defesa Civil, através do serviço 199, para que seja realizada a avaliação de risco, com a doação das medidas pertinentes.

Serviço de alerta por SMS

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e objetiva manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Serviço emergencial 199

O serviço está disponível 24 horas para atendimento à população, que deve solicitar uma avaliação de risco diante de situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encosta de morro, risco de desabamento, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras, risco de queda de árvore, alagamentos ou inundações.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.