Manutenção e reparos na Orla Pôr do Sol proporcionam melhorias aos frequentadores da região

Serviços Urbanos
12/04/2023 21h00

Trabalhando há 35 anos como pescador, Adilson Queiroz Brito tem apenas um sonho: contar com um novo acesso às embarcações que, diariamente, chegam e saem da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no bairro Mosqueiro. Com este propósito, a Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta quarta-feira, 12, a reconstrução da rampa de entrada à água, trazendo benefícios diretos àqueles que sobrevivem da pesca na região, passando a dispor de uma área ainda mais prática e segura no momento de desembarque dos produtos.   

“Não tenho dúvidas de que esta obra ajudará muito a todos nós pescadores. Com esta nova rampa, conseguiremos fazer o carregamento e descarregamento de forma muito mais fácil e vai, até mesmo, ajudar na subida e descida das embarcações. No período de fim de ano, quando aumenta o movimento, vai ser uma maravilha. Com certeza, a gente só tem que agradecer à Prefeitura”, comenta alegre o pescador de 61 anos. 

A edificação do novo acesso aos pescadores da Orla Pôr do Sol é mais um investimento da Prefeitura que, regularmente, realiza vistorias em todo o espaço, identificando possíveis demandas de ordem estrutural. Na extensão de areia próxima à área de embarque e desembarque, por exemplo, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelo gerenciamento da orla, já iniciou os estudos para a colocação de duas novas escadarias, as quais também atendem a pedidos de pescadores, como Victor Anjos dos Santos, que já comemora por ambas as construções. 

“Tem, mais ou menos, 5 anos que pesco todo santo dia aqui. Faço desta atividade a minha fonte de renda e digo que esse trabalho da Prefeitura vem para ajudar bastante. Teremos mais facilidades na hora de descarregar os pescados ou de subir a embarcação, quando for preciso fazer algum tipo de manutenção. É muito bom poder presenciar algo que só melhora nosso dia a dia”, declara Victor. 

O engenheiro civil e coordenador do setor de Engenharia e Manutenção Predial da Emsurb, Danyllo Santana, detalha como estão sendo desenvolvidos os trabalhos, que incluirão ainda a manutenção da escadaria localizada nas proximidades da área de comércio da Orla Pôr do Sol.  

“No caso da rampa, será feita uma armação nova e já foi retirada toda a parte danificada. A partir de agora, o trabalho vai ser de preparar a base para receber o concreto, que é de um tipo que consegue secar mais rápido, por conta da maré. A expectativa é que, em até uma semana, os pescadores já possam utilizar a nova rampa. Já na escadaria, o serviço a ser feito será o de nivelamento, realinhando um dos degraus que está um pouco mais alto e redistribuindo a diferença nos demais, para que fiquem todos da mesma altura”, explica Danyllo, acrescentando que, neste último, o trabalho iniciará após a conclusão da rampa e terá um prazo de finalização de até 30 dias.   

Ampliando o conforto e bem-estar dos frequentadores da Orla Pôr do Sol, a empresa municipal, por meio de sua Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), investe também em outros serviços. Nas últimas semanas, a passarela de madeira recebeu reparos e substituição dos pisos danificados, além da manutenção em algumas das estruturas de guarda-corpo que apresentavam danos. No píer flutuante, algumas partes do pavimento também foram recolocadas, incluindo a passarela de acesso ao embarcadouro, que recebeu aplicação de verniz, aumentando a durabilidade das peças, e passa a dispor de boias com cordas apropriadas. 

“Outro ponto que está sendo efetivado é o da rede elétrica em alguns refletores, os quais estavam com a fiação exposta. Além disso, será criado um espaço para colocação de uma caixa estacionária onde, de forma mais prática, serão depositados os resíduos recolhidos em toda a extensão da Orla Pôr do Sol e, no caso das escadarias que já serão reparadas, também será feita uma análise para colocação de um corrimão. Tudo isso, através de monitoramento constante, com as equipes técnicas observando e elencando todas essas demandas para avaliação”, pontua o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.