Horto Municipal contribui para educação ambiental e desenvolvimento sustentável

Agência Aracaju de Notícias
16/05/2023 09h55
Início > Notícias > Horto Municipal contribui para educação ambiental e desenvolvimento sustentável

Visitar o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), em Aracaju, é entrar em contato com a natureza mesmo em meio ao ambiente urbano. Toda a sua extensão coberta por verde pode proporcionar diversas formas de lazer, prática esportiva e momentos de pausa sobre a grama, à sombra de uma árvore para renovar as energias. Quem visita o parque também tem a oportunidade de conhecer de perto os processos vivos da natureza, por meio do trabalho realizado no Horto Municipal, que vai desde o cultivo de sementes à produção de mudas, plantio, criação de abelhas e ações educativas.

Gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o Horto Municipal, além de funcionar como um verdadeiro berço de mudas florestais, medicinais e de plantas para ornamentação da cidade, é dotado de uma ampla estrutura capaz de receber estudantes, desde criança a universitários, da rede pública e privada de ensino, para o fomento à sustentabilidade da cidade por meio de ações de educação ambiental.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, destaca a importância do Horto para a comunidade aracajuana. “Ele representa um local de plantio, onde o trabalho é feito desde o início, com a coleta de sementes, depois partindo para a produção e, antes de ir para o plantio, também é realizada a rustificação, para preparar a planta em condições similares ao que ela irá encontrar no meio ambiente. Esse é o principal papel do Horto e, ele vem melhorando a cada ano. A Prefeitura realiza diversos investimentos para a ampliação da capacidade de produção, com estufas em excelentes condições e uma equipe técnica capacitada”, destaca.

Mais de 20 espécies de árvores e plantas são produzidas no Horto, diariamente, a exemplo de cajueiro, angelim, aroeira da praia, mangabeira, entre tantas outras. Elas chegam quando ainda são sementes e lá são cultivadas até que atinjam o tamanho e as condições ideais para serem plantadas na cidade. O local conta com três estufas, sendo uma para plantas ornamentais, outra para as medicinais e outra de rustificação. Só esse ano, de janeiro a março, foram produzidas 6.801 mudas no Horto Municipal, sendo 941 florestais, 535 medicinais e 5.324 ornamentais.

Educação ambiental
O Horto Municipal também é palco de diversas ações voltadas para a educação ambiental. Lá acontecem imersões, sobretudo com crianças da rede municipal de ensino, bem como da rede privada, com atividades educativas sobre descarte regular de lixo, reciclagem, entre outros temas.

“Temos no Horto a nossa sede da coordenação de Educação Ambiental. Trata-se de uma equipe paralela à equipe técnica, com profissionais inclusive do teatro, capacitados para a abordagem com crianças e adolescentes,a fim de inseri-los em ambientes de convívio atrelados à importância do meio ambiente para a cidade de Aracaju. A partir das atividades realizadas, com peças teatrais, os alunos passam a compreender não apenas a importância da arborização, mas de toda a dinâmica do sistema produtivo”, explica o secretário.

Meliponário
Fortalecendo ainda mais o trabalho direcionado à educação ambiental, o Horto Municipal possui um Meliponário, que funciona como abrigo de abelhas nativas do Brasil, conhecidas por não possuírem ferrão e não serem nocivas aos seres humanos. O local conta com sete espécies dessas abelhas e tem como objetivo ressaltar a importância delas na melhoria das condições do meio ambiente na cidade.

Durante as visitações, as crianças são guiadas ao Meliponário, onde aprendem sobre o valor desses insetos e o importante papel deles na polinização, além da manutenção de todo o ecossistema.

“O Horto se tornou um equipamento para essa imersão das crianças diretamente em um ambiente nativo e sustentável, onde podem aprender. Isso tem sido tão importante na cidade, que estamos levando não só a rede pública, mas também a privada, além de escolas de outros municípios e estudantes universitários”, ressalta Alan Lemos.

O secretário destaca ainda o reconhecimento que o trabalho realizado no Horto Municipal recebeu em 2022 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição financeira que financia o programa municipal Construindo para o Futuro, a partir do qual a Prefeitura de Aracaju está investimento mais de R$ 400 milhões na realização de um pacote de obras em diversas regiões da cidade.

“Tivemos o reconhecimento, no ano passado, pelo BID, ao transformar o programa de educação ambiental “Arte de Semear”, realizado no Horto, em um dos finalistas no prêmio “Super Heróis do Desenvolvimento 2022”. Esse prêmio reconhece as iniciativas realizadas nos países da América Latina e do Caribe, e que têm representado avanços significativos na área da sustentabilidade. Vamos continuar investindo na expansão do equipamento. Tem algumas coisas para serem lançadas, para que a gente continue tornando aquilo ainda mais atrativo”, ressalta o secretário Alan Lemos.