Seplog apresenta projetos de tecnologia à equipe do Porto Digital

Planejamento e Orçamento
13/04/2023 15h40

Para conhecer os projetos que a Prefeitura de Aracaju vem realizando na área de tecnologia, representantes do Porto Digital e da Universidade Tiradentes (Unit) visitaram, nesta quinta-feira, 13, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Durante a visita, a equipe foi apresentada aos trabalhos de modernização que vêm sendo desenvolvidos e dialogou sobre possíveis parcerias futuras.

O Porto Digital é um dos maiores e mais importantes parques tecnológicos da América Latina, situado em Recife (PE), composto atualmente por 365 empresas na área de tecnologia da informação, comunicação e economia criativa. Através de parceria com a Unit, o grupo chegou recentemente a Sergipe buscando desenvolver soluções tecnológicas com a formação de mão de obra qualificada para a área.

O secretário Augusto Fábio Oliveira apresentou os principais projetos de tecnologia que estão em andamento na Prefeitura e mostrou quais os próximos passos no que diz respeito à modernização da administração municipal. Para ele, o interesse do Porto Digital é prova do reconhecimento do trabalho técnico que a equipe vem realizando.

"Nossa perspectiva é abrir o diálogo e prospectar futuras parcerias com o Porto Digital, por ser uma referência na formação de mão de obra, além da capacidade de desenvolver novas tecnologias e aprimorar as atuais. É importante manter esse canal em decorrência dos projetos tecnológicos que temos na Prefeitura, e também é um reconhecimento do trabalho e profissionalismo da equipe. É gratificante ver que, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, entre todos os cases de sucesso, a modernização administrativa é um deles", disse o gestor municipal.

A superintendente do Porto Digital, Marcela Valença, elogiou a forma como a Prefeitura está conduzindo a modernização da gestão pública municipal e reforçou o interesse da instituição em contribuir com esse processo. "Estou maravilhada com o que vimos hoje, com a tamanha responsabilidade, estruturação e planejamento com que está sendo feito. Acredito que o Porto Digital pode contribuir com esse processo de desenvolvimento em que a Prefeitura já está trabalhando. Com a nossa vinda para Aracaju, queremos ajudar a formar mão de obra na área de tecnologia, a desenvolver novas empresas e ajudar a promover o processo de desenvolvimento. De mãos dadas com o poder público e com a iniciativa privada, vamos conseguir fazer isso", avalia Marcela.

A coordenadora da Área de Exatas da Unit, Elayne Emília Souza, acompanhou o encontro e reforçou a necessidade de aprimorar a mão de obra qualificada em TI para compor o mercado de trabalho. "Uma grande preocupação nossa é a imersão dos alunos com as empresas, o que geralmente acontece do meio para o fim do curso. Com a Porto Digital, a partir do primeiro período, já temos contato com as empresas através de residências, ajudando em desafios e soluções, além de [os alunos] serem vistos por esses empresários. Para nós é muito importante essa interação entre a academia e o mercado, tendo como elo o Porto Digital", disse.

Também participaram da reunião a coordenadora-geral de Planejamento, Patrícia Santa Bárbara, e o coordenador-geral de Tecnologia da Informação, Cláudio Luiz Silva.