Prefeitura tem mais de 1.100 serviços de poda efetivados neste ano

Serviços Urbanos
17/04/2023 17h43

Na porta da casa da aposentada Maria Lúcia Santos, 75 anos, os agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizaram a poda das árvores, nesta segunda-feira, 17. A ação aconteceu na Praça Joaquim Sabino R. Chaves, localizada no bairro Siqueira Campos, zona Oeste de Aracaju, e faz parte do trabalho rotineiro da equipe que, neste ano, já realizou mais de 1.100 ações. Dona Maria Lúcia mora no bairro há mais de 50 anos e sempre que vê a equipe fazer a manutenção e limpeza da praça, comemora e elogia a atuação dos agentes. 

“É uma mudança visível na imagem do lugar, com esse serviço de poda nas praças. Os moradores se beneficiam com uma sensação de bem-estar porque a praça fica mais limpa e clara. Essa semana mesmo a comunidade terá a quermesse da igreja católica e esse trabalho que a Emsurb faz deixa o ambiente aberto, arejado e mais tranquilo para todos. Só temos a agradecer”, relata Maria Lúcia.

Podar uma árvore pode parecer uma tarefa simples, mas que, na prática, envolve um trabalho preciso, realizado por equipes treinadas e com equipamentos apropriados. Na capital sergipana, este tipo de intervenção, quando em espaços de uso coletivo, é efetuada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb. Apenas os primeiros três meses do ano levaram a uma média de 1.143 ações desempenhadas, em cada um deles, numa atividade que traz benefícios à população e ao meio ambiente. 

A tarefa é minuciosa e respeita os seus quatro tipos - formação, limpeza, emergência e adequação, os quais contam com critérios específicos de realização, além dos aspectos sazonais e aqueles ligados às espécies de plantas. No quesito emergencial, por exemplo, a queda de parte de uma árvore situada na Praça da Bandeira, região central da cidade, mobilizou profissionais para a vistoria e remoção dos resíduos, também na manhã desta segunda-feira. 

Com 103 solicitações protocoladas, de janeiro até o momento, a poda representa o segundo serviço mais requisitado à Emsurb pela população, ficando atrás somente do Programa Cata Treco. Sua execução oferece benefícios ambientais que vão muito além do olhar estético. Assim como a contribuição para deixar os ambientes públicos ainda mais harmonizados, a podação promove vantagens que envolvem a redução da poluição atmosférica e sonora; sombreamento; proteção de lençóis freáticos; ampliação do conforto térmico e visual, além de evitar a dispersão de pontos de alagamento.

A logística empregada pelo setor é evidenciada pelo coordenador de Poda da empresa municipal, Rafael Aragão.

"O monitoramento é feito de diversas formas. Existe a busca ativa, onde pegamos o carro e vamos em locais/regiões para fiscalizar a situação. E, correspondendo a maior parte desse acompanhamento, temos alguns pedidos recebidos via Ouvidoria e na Diretoria de Operações, que são dos próprios munícipes, de outros órgãos municipais e estaduais, além dos que são protocolados via ofício, na própria Emsurb", detalha Rafael. 

Outro desempenho das equipes da empresa municipal diz respeito à supressão de árvores. A atividade, que consiste na remoção total da planta, obedece a parâmetros técnicos e é adotada nas situações em que a estrutura da arbórea compromete o bem-estar e segurança de moradores e pedestres. Em 2023, até o momento, o procedimento já foi executado, pelo menos,  27 vezes a cada mês,  sendo que a avaliação e autorização ficam a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). 

Seja qual for a intercorrência, a execução de poda restrita aos profissionais da Emsurb garante a segurança da população, uma vez que a prática pode apresentar riscos caso realizada sem a devida cautela, conforme orienta o presidente do órgão, Bruno Moraes. 

“São muitos os perigos quando se trata de poda irregular, inclusive de morte, visto que os galhos ou folhas podem estar em contato direto com fios de alta tensão. Nestes casos, nem mesmo nossos agentes fazem o trabalho, mas sim, os técnicos da Energisa. Além disso, uma poda executada fora dos critérios específicos pode ocasionar no desequilíbrio da árvore e uma consequente queda da mesma”, explica o gestor. 

Como solicitar

A Prefeitura de Aracaju realiza serviços de poda a partir de monitoramento ou em atendimento às solicitações da comunidade, que podem usar os canais de comunicação da Ouvidoria da Emsurb: 3021-9908 ou e-mail para ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br. 

A exceção é para os casos em que os galhos estejam em contato direto com a rede elétrica. Se isto acontecer, o procedimento deve ser feito apenas por equipes da empresa Energisa, que podem ser acionadas pela população no telefone 0800 079 0196.