Segurança: Prefeitura adota mudanças no atendimento ao público nas escolas municipais

Educação
19/04/2023 11h52

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem reforçando os protocolos de segurança nas escolas da rede. Várias estratégias e medidas já são constantemente trabalhadas pela gestão municipal para garantir a proteção da comunidade escolar, mas, com os últimos acontecimentos fatídicos ocorridos no país, as ações estão sendo fortalecidas e ampliadas.  

Uma destas ações está na mudança em relação ao horário de atendimento da secretaria de cada unidade de ensino. A partir de agora, o atendimento ao público externo será iniciado às 7h30, no turno da manhã, e às 13h30, no turno da tarde, meia hora após o início do turno escolar. Já o horário de encerramento foi definido para ocorrer meia hora antes do encerramento das aulas, ou seja, às 10h30 e às 17h.

Os atendimentos também estão suspensos durante o horário de intervalo dos alunos. De acordo com o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, a medida visa mobilizar a equipe escolar, nos horários de restrição de atendimento ao público, para se dedicar, exclusivamente, a levar o aluno à sala de aula ou entregar os estudantes, com segurança, aos seus pais. A intenção é que, nos momentos de início ou término das aulas, a atenção das escolas esteja voltada para movimentações dos discentes e dos profissionais da educação.

"Peço que as famílias entendam esta nossa decisão. Sei que, às vezes, a mãe ou o pai vai levar o filho na escola e imediatamente gostaria de resolver uma questão na secretaria, conversar com a diretora e etc, mas, neste momento, precisamos reforçar a segurança nas nossas unidades de ensino e estamos seguindo essa resolução. Os diretores escolares já estão colocando em prática esta disciplina", explica o secretário.
 
A disciplina de horários para atendimento nas secretarias foi estabelecida pela Portaria n° 55, de 17 de abril de 2023. Caberá ao diretor escolar, ou seu substituto, avaliar e decidir os casos excepcionais de extrema relevância para o andamento das atividades escolares fora dos limites desta portaria. 

Trabalho contínuo 

A segurança nas escolas é uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju desde 2017, início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Nestes sete anos, através de parcerias entre a Semed e a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), as escolas de Aracaju passaram a contar com câmeras de videomonitoramento em todas as unidades da rede - totalizando 1.200 equipamentos, instalação do botão do pânico, além do patrulhamento diário da Ronda Escolar da GMA.

A Educação de Aracaju também desenvolve um trabalho de políticas educacionais voltadas aos alunos e suas famílias, com alguns de seus projetos e ações realizados com apoio das secretarias da Saúde (SMS) e da Assistência Social (Semfas). Além disso, são ofertados cursos formativos sobre segurança nas escolas aos profissionais que atuam nas unidade de ensino e promovidas outras ações de prevenção de situações de violência nos mais diversos âmbitos.

No último sábado, 15, Semed, Semdec e GMA realizaram uma formação em situações emergenciais, com foco na prevenção e segurança nas escolas municipais. O curso ocorreu na Emef João Oliva Alves, no bairro Santa Maria, e foi direcionado a diretores, coordenadores pedagógicos e agentes de portaria da Semed, contando com a participação de cerca de 450 pessoas, incluindo também representantes de outros municípios do estado, e da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenem-SE).