Funcaju realizará Semana da Dança na Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
19/04/2023 12h02

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará do dia 24, segunda-feira, até o dia 27 de abril, quinta-feira, a Semana da Dança, que possui o intuito de promover, para alunos e visitantes, o entendimento da formação do corpo através da dança.

O evento, em comemoração ao Dia da Dança, celebrado em 29 de Abril, promoverá oficinas durante toda a semana, abertas para todo o público, sem necessidade de inscrição prévia. Os professores Adriano Matos Xavier e Jusiana Santos Menezes, mapearam e selecionaram nove oficinas com modalidades que não são ofertadas normalmente no currículo da escola. 

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o evento entrega à população o melhor da  dança para que todos possam experimentar.

“Na Semana da Dança, apresentamos uma programação intensa e diversificada, com oficinas de diferentes linguagens, reunindo alunos, ex-alunos e oficineiros da Escola Valdice Teles, para celebrarmos a data da Dança, dia 29, com o melhor de nossa experiência nessa área”, destaca Luciano.

Durante a segunda-feira, 24, das 9h às 11h, ocorre a oficina de dança afro, com a professora Laura Tayse, na terça-feira, 25, também pela manhã, a oficina de dança Ori Tayti, com a professora Ana Kadoche e, à tarde, as oficinas de Heels Dance e Breaking com a professora Carla Menezes das 14h às 16h30. Na quarta-feira, 26, das 9h às 11h, ocorre a oficina de dança Sagrado Feminino, com a professora Hayfa Manzato e, à tarde, das 15h30 às 16h, a oficina de Ritmos, com a professora e organizadora Jusiana Menezes.

Na quinta-feira, 27, último dia da programação, durante a manhã, das 9h às 11h, ocorre a oficina de Grupo K-pop, com o professor Marcel Dionísio e, à tarde, a oficina de Jazz, com a professora Araceli Rodrigues, das 15h50 às 16h50, e a oficina de Fit Dance, com a professora Amanda Leite das 17h às 17h40.

Os professores e organizadores destacaram a importância da semana dedicada à dança, tanto para os alunos da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, quanto para o público geral.

“Os parceiros que convoquei, em sua maioria, são ex alunos meus, que, hoje, já são professores, já fizeram faculdade, se formaram, fizeram suas especializações. Ou seja, é uma forma de mostrar ao público da escola os grandes profissionais que vieram daqui”, comenta Adriano Matos.

“A Semana da Dança é uma forma do pessoal de fora da escola conhecer os nossos trabalhos e chamar a sociedade para fazer as nossas oficinas. E, para os alunos, é uma oportunidade de explorar a técnica de novos profissionais e novas oficinas além das que já ofertamos normalmente”, explica a professora e colaboradora Jusiana Santos Menezes.