Orla da Atalaia: cartão-postal de Aracaju recebe cuidados constantes da Prefeitura

Serviços Urbanos
19/04/2023 15h54

Encanto, beleza, conforto e relaxamento. Para muitos, estas quatro palavras resumem com clareza os sentimentos de quem frequenta a Orla da Atalaia e fazem deste lugar o panorama perfeito na hora de aproveitar as férias e os momentos de lazer.

Faz parte deste grupo de pessoas a dona de casa de 45 anos, Eliene Anjos, que reside na capital e tem o espaço como um de seus locais preferidos para visitação, tanto que ela não resistiu e conta que já trouxe até familiares de outros estados para conhecer a área que afirma ganhar no charme e nos perceptíveis cuidados.  

“Na minha visão, a Orla tem melhorado bastante e, a cada dia que passa, está ficando mais bonita. Você vem e é notório como o espaço está sempre muito bem limpo e conservado, o que combina até mesmo com as pessoas que são muito receptivas. Eu vivo aqui há dois anos, venho para cá com frequência e acho um lugar muito, muito bonito. Eu gosto daqui”, declara Eliane, aracajuana de coração, no momento em que registrava fotos e seguia em direção à praia. 

Fazer jus ao título de uma das mais belas orlas do país, além de ser o mais cultuado cartão-postal da cidade, não é fruto apenas das bênçãos naturais que preenchem e ajudam a coroar a Orla da Atalaia. Em seus 6km de extensão, compreendendo o ponto que vai da Coroa do Meio até a praia da Cinelândia, execuções planejadas e investimentos que vão desde a manutenção corriqueira a efetivação de projetos revitalizadores, continuam a comprovar o engajamento e a responsabilidade da Prefeitura de Aracaju com esta importante área turística e de lazer da capital. 

Há quatro anos, José Antônio Santos acompanha de perto as transformações que têm ajudado a renovar a Orla da Atalaia e solidificar o espaço como um dos locais prediletos entre os aracajuanos e os visitantes que chegam das mais variadas partes do estado e do país.

“Está tudo nota dez. A limpeza, mesmo, melhorou muito e a gente vê mais lixeiras espalhadas, também. Por aqui, o pessoal tá sempre trabalhando e a Orla mais conservada e bonita, como está agora, ajuda a trazer a clientela”, constata José, que é proprietário de um quiosque de coco nas imediações dos famosos Arcos. 

Desde que o poder municipal assumiu, efetivamente, a gestão da Orla da Atalaia, em março de 2020, projetos como a revitalização do Mundo da Criança e da Passarela do Havaizinho; recuperações paisagísticas; entrega de novas áreas de convivência, como os espaços Fitness, Kids e Pet; reforma em módulos de banheiro; renovação de pontos turísticos como a Passarela do Caranguejo e do Monumento aos Formadores da Nacionalidade são apenas alguns dos melhoramentos que realçam, mais ainda, o local e os atributos que o fazem relevante para o turismo da cidade. 

Paralelamente aos ganhos estruturais pelos quais vem passando a Orla da Atalaia, assegurar o bem-estar de quem contempla a região também é feito a partir de um esquema de limpeza e de conservação das áreas verdes, posto em prática, diariamente, por uma equipe de 10 agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que operam, exclusivamente, no local. Neste mesmo planejamento, o auxílio para uma manutenção assertiva que ajuda a manter um visual ainda mais agradável em todo espaço da Orla se dá, também, por meio de uma ampla oferta de equipamentos voltados ao descarte, com distribuição estratégica e um quantitativo que soma, aproximadamente, 85 dispositivos, entre caixas estacionárias, papeleiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para recicláveis. 

“Os trabalhos de fiscalização também auxiliam na manutenção de toda a Orla. Diariamente, 11 fiscais realizam o monitoramento de toda extensão, verificando os imóveis comerciais localizados na área e que são dos atuais permissionários da Emsurb. É verificado, ainda, todos os ambientes de paisagismo, além da faixa de areia de praia e do calçadão, observando se existe algum tipo de interferência nestes locais, como equipamentos instalados sem autorização, realização de eventos irregulares ou danos ao patrimônio. Tudo isso, alinhado, ainda, ao monitoramento dos pontos turísticos e de monumentos”, explica o diretor de Orlas e Parques (Diropa), José Olino de Castro.  

Em contrapartida, a falta de cuidados com os bens de uso público, o que chega a ocasionar até mesmo episódios de depredação, tem sido um desafio constante à gestão municipal. De acordo com a Diropa, uma média de 25 papeleiras são danificadas, mensalmente, em pontos diversos da Orla da Atalaia. Além disso, equipes também registram danos em módulos de banheiro, incluindo estragos em estruturas como vasos sanitários, pias, torneiras e forros de PVC, assim como lâmpadas que já foram roubadas ou deterioradas. Todos estes registros, conforme salienta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, além de prejuízos à população, elevam os gastos financeiros por parte do poder público municipal.   

“Há um investimento em reparos por razões naturais, como a estátua em homenagem a Tiradentes, que foi reparada devido ao desgaste do tempo e já está de volta ao seu local, mas também existe o gasto que acaba sendo feito em decorrência destas ações de vandalismo, ou seja, é um dinheiro que deixa de ser investido em outra benfeitoria. Contamos sempre com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju na patrulha de toda a orla, mas a conscientização da comunidade continuará sendo essencial neste trabalho”, pontua o gestor.