Prefeitura firma parcerias para comemorar Dia do Jovem Trabalhador

Formação para o Trabalho
19/04/2023 15h41

Na próxima segunda-feira, 24, será comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, data instituída para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude. O objetivo da data é ressaltar a importância dos jovens nos postos formais de trabalho e romper preconceitos sobre a contratação de pessoas sem experiência. 

Para celebrar a data, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), firmou uma importante parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) que realizará a Oficina de Orientação para o mercado de trabalho, e com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que junto com a Fundat oferecerá encaminhamentos para vagas de estágio e primeiro emprego aos participantes. 

Na oportunidade serão oferecidas, também, orientações para o ingresso no mercado de trabalho, elaboração de currículo, emissão de carteira de trabalho e esclarecimentos sobre o Microempreendedor Individual (MEI) para aqueles que desejarem empreender.

A ação, que será realizada das 8h às 12h, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro 17 de Março, será aberta ao público, em especial aos jovens que ainda não possuem experiência profissional.

“Essa é uma data muito importante, pois conhecemos de perto as dificuldades que essas pessoas enfrentam na busca pelo seu primeiro emprego. Prepará-las para competir igualitariamente é a missão da Fundat e é isso que buscamos fazer todos os dias”, afirma a presidente da Fundat, Edivaneide Lima. 

Já de acordo com a diretora de Formação da Fundat, Sandra Magna, a população jovem é a mais afetada pelo desemprego e, para mudar este cenário, é fundamental que os empregadores entendam que a juventude tem muito para acrescentar.

“Sabemos o quanto a mão de obra jovem está empenhada em adquirir experiência e motivada pelo conhecimento prático. Oferecer oportunidades para eles é algo vantajoso para todo o setor produtivo e de serviços”, garante Sandra.

Para participar das atividades será necessário realizar a inscrição prévia na própria unidade do bairro 17 de Março, a partir das 7h, levando RG e comprovante de residência. Já no dia do evento, os participantes devem levar o RG, CPF, certificados de conclusão de curso (se houver) e aproveitar todas as atividades realizadas.