Prefeito Edvaldo participa de lançamento de programa de acolhimento psicossocial nas escolas

Agência Aracaju de Notícias
19/04/2023 17h58

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta quarta-feira, 19, do lançamento do Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe, o Acolher. Idealizada pelo Governo do Estado, a iniciativa tem como finalidade a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, matriculados na rede estadual de ensino, através da inserção de psicólogos e assistentes sociais no ambiente escolar. Ao acompanhar o ato de sanção da lei que institui o programa, pelo governador Fábio Mitidieri, Edvaldo destacou a relevância do projeto para o enfrentamento à violência nas escolas sergipanas.

"Este é um momento muito importante. Lamentavelmente, temos acompanhado o aumento de casos de violência dentro das escolas e precisamos implementar iniciativas que fortaleçam esse combate, tornando as unidades de ensino locais seguros para que os estudantes possam frequentar. E esse trabalho, que contribuirá para o desenvolvimento da sociedade, a partir das crianças e dos adolescentes, é fundamental para esse enfrentamento. Se você não tem uma escola pujante, acolhedora e que exerça o papel não apenas de ensinar, mas também de abraçar nossos meninos e meninas, você não consegue avançar. Então, é um projeto louvável e que materializa a ideia de que temos que nos unir nos momentos de gravidade", afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou ainda que, com a contratação de psicólogos e assistentes sociais para as escolas do Estado, por meio do programa Acolher, "será possível identificar melhor o comportamento dos nossos alunos e alunas". "Nós precisamos estar cada vez mais perto dos nossos alunos para que, ao menor sinal suspeito, possamos agir prontamente. Portanto, essas políticas públicas que estão sendo formalizadas pelo Governo são muito importantes para as escolas de Sergipe e, com toda certeza, farão a diferença", avaliou o gestor, lembrando as ações conjuntas que estão sendo realizadas entre a Prefeitura e governo estadual para ampliar a segurança nas escolas da capital.

Ao sancionar a lei que institui o programa, o governador Fábio Mitidieri enfatizou que "o Acolher trará assistência social e psicológica, acompanhando e monitorando os jovens". "Essas medidas de promoção de segurança nas escolas foram discutidas junto com toda a sociedade civil, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, os prefeitos, secretários municipais de educação, unindo esforços e pensando em soluções para esse momento que estamos vivendo, em que precisamos combater as fake news e refletirmos sobre o que precisamos fazer para cuidar cada vez mais de nossas crianças e dos nossos filhos", afirmou o governador, que também assinou o edital para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de psicólogos e assistentes sociais.

O programa

Concebido a partir da Lei Federal n° 13.935/ 2019, o "Acolher" atende às prioridades definidas pela Política Educacional do Estado de Sergipe, por meio de equipes multiprofissionais. Além de atender os alunos da rede estadual, o programa também será voltado para a garantia da saúde emocional de professores e funcionários das unidades de ensino, como também para promover avanços nas condições de trabalho destes profissionais.

Inicialmente, serão contratados 95 psicólogos e assistentes sociais para atuarem nas escolas do estaduais, atendendo aos anseios de professores, alunos, pais de alunos e de toda a comunidade escolar. Ao detalhar como se dará a execução do projeto Acolher nas escolas, o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, ressaltou que "esse é um programa que tem muita capacidade de dar assistência e efetividade de atendimento aos nossos alunos. É um procedimento que está sendo implementado para todo o estado", completou.