Investimentos da Prefeitura em divulgação aumentam movimento no Aeroporto Santa Maria

Indústria, Comércio e Turismo
20/04/2023 15h19

Uma das metas da atual gestão municipal, iniciada no ano de 2017, com a retomada ao comando administrativo da capital sergipana, foi o fortalecimento da atividade do turismo na cidade. Desde então, a Prefeitura de Aracaju, por meio de sua Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem canalizado vultosos recursos para o setor e desenvolvido ações para que a capital sergipana seja cada vez mais conhecida no mercado nacional e internacional do turismo. 

Com estratégias de promoção do destino bem definidas no âmbito do Planejamento Estratégico, Aracaju não demorou a apresentar crescimento no fluxo de turistas na capital. Segundo recente levantamento da Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, os números do primeiro trimestre de 2023 apresentam evolução sustentável em relação ao mesmo período de 2022.

Conforme dados da concessionária, em janeiro deste ano, o movimento de embarque e desembarque na unidade aeroportuária atingiu 110 mil passageiros, um aumento de 13% em relação a 2022; já em fevereiro, o movimento foi de 82 mil passageiros, crescimento de 18% sobre o ano anterior; e no levantamento de março, o Santa Maria registrou fluxo de 100 mil passageiros, representando 26,4% a mais que o movimento verificado em 2022.

Para o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, os números “já eram esperados” e refletem o forte trabalho de divulgação que a Prefeitura de Aracaju tem realizado em todas as regiões do país, além de parcerias bem-sucedidas com o trade turístico e com o Governo de Sergipe. “Uma justa reivindicação de representantes do trade turístico local era a falta de divulgação de Aracaju no mercado nacional e esse foi um dos pontos cobrados pelo prefeito Edvaldo Nogueira a nossa gestão na pasta, compreendendo a necessidade de colocar Aracaju de forma vigorosa no mercado”, ressalta o gestor. 

Para dar início ao processo de vigorosa divulgação do destino Aracaju, Jorge Fraga lembra que em 2022, com investimento de R$1 milhão em um convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe ABIH/SE, a capital sergipana foi apresentada em todo o país por meio de roadshows, resultando na divulgação da cidade para cerca de 1.500 operadores do turismo, entre empresários, executivos de operadoras, agentes de viagem e guias de turismo. 

O gestor municipal também destaca a divulgação da capital nas principais feiras de turismo do país no ano de 2022, como a 27ª BNT Mercosul 2022, em Itajaí/SC, ABAV & Collab, em Recife/PE, BTM - Brazil Travel Market, em Fortaleza/CE; e Festuris, em Gramado/RS,

Além disso, ressalta Jorge Fraga, foi desenvolvida a campanha ‘Verão é Tempo de Aracajuar’, promovida pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), com divulgação nacional de Aracaju por meio de vídeo promocional veiculado em plataformas digitais (Instagram, Facebook, Twitter, sites de turismo), bem como em afiliadas da Rede Globo Nordeste na Bahia, Alagoas e Pernambuco; publieditoriais em sites especializados de turismo e peças publicitárias em mais de 50 pontos de São Paulo mostrando vários atrativos de Aracaju.

“Posso citar, ainda, como ação de atração de turistas os eventos que a gestão promove como o Forró Caju, Réveillon, Projeto Verão, Corrida Cidade de Aracaju, Festival do Caranguejo e tantos outros nos campos esportivos, culturais e corporativos, que garantem fluxo de turistas praticamente o ano todo na cidade”, acrescenta o gestor.

Jorge Fraga demonstra otimismo de que os números deste ano serão “bem melhores que os de 2022”. Ressalta a ampla divulgação do Forró Caju 2023 nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco no três primeiros meses deste ano, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Gustinho Ribeiro, além de eventos e feiras que a gestão municipal participará e a manutenção de parcerias bem-sucedidas com o trade turístico.

“Recentemente chegamos de São Paulo, onde fizemos grande divulgação de Aracaju na WTM Latin América 2023 e em nosso calendário anual ainda levaremos Aracaju para o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR, ABAV Expo, no Rio de Janeiro/RJ, Avirrp, em Ribeirão Preto/SP, e o Festuris, em Gramado/RS. Também estamos em processo de renovação do Termo de Fomento com a ABIH/SE e muitos projetos em discussão para a promoção e apoio a eventos, ou seja, 2023 será o ano de turismo em Aracaju, a gestão municipal tem trabalhado muito forte e os resultados aparecerão, como já estão aparecendo”, exalta o secretário municipal do Turismo.